38.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Anvisa aprova regras para rotulagem de alimentos que podem causar alergia

02/06/2016 – Atualizado em 02/06/2016

Entre os produtos consta o trigo

Por: Marcio Ribeiro com informações do sinditrigo

A Anvisa aprovou as novas regras para os rótulos das embalagens de alimentos que causam alergia. As letras deverão ser maiores, mais legíveis e com informações claras.

De acordo com o regulamento – que abrange alimentos e bebidas -, os rótulos deverão informar a existência de 17 itens: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas), crustáceos, ovos, peixes, amendoim, soja, leite de todos os mamíferos, amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, nozes, pecã, pistaches, pinoli, castanhas e látex natural.

Desta forma, os derivados desses produtos devem trazer a informação: “Alérgicos: Contém (nome do ingrediente) e derivados”. Já nos casos em que não for possível garantir a ausência de contaminação cruzada dos alimentos – quando a substância não é adicionada intencionalmente, como no caso de produção ou manipulação -, o rótulo deve constar a declaração “Alérgicos: Pode conter (nome do ingrediente)”.

Essas advertências, segundo a norma, devem estar agrupadas imediatamente após ou logo abaixo da lista de ingredientes e com caracteres legíveis, em caixa alta, negrito e cor contrastante com o fundo do rótulo. Os fabricantes terão 12 meses para adequar as embalagens. Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação poderão ser comercializados até o fim de seu prazo de validade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...