20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Novo remédio para Alzheimer em fase inicial é aprovado pela Anvisa

A Anvisa aprovou o Kisunla (donanemabe), um novo medicamento para tratamento de Alzheimer em estágio inicial, incluindo comprometimento cognitivo leve e demência leve. O donanemabe é um anticorpo monoclonal que age ligando-se à proteína beta-amiloide, ajudando a reduzir as placas formadas no cérebro e, assim, retardar a progressão da doença.

O medicamento foi testado em um estudo clínico com 1.736 pacientes, recebendo doses crescentes ou placebo por até 72 semanas. Os resultados mostraram que os pacientes tratados com donanemabe tiveram uma progressão mais lenta da doença em comparação com o grupo placebo.

Contraindicações:
O uso do donanemabe não é recomendado para pessoas em uso de anticoagulantes (como varfarina) ou com angiopatia amiloide cerebral detectada por ressonância, devido aos riscos superiores aos benefícios nesses casos.

Efeitos adversos:
Os efeitos mais comuns incluem febre, sintomas gripais e dor de cabeça, geralmente associados ao processo de infusão.

A Anvisa informou que o medicamento será monitorado continuamente quanto à sua segurança e eficácia, com medidas de controle de risco já previstas.

Doença de Alzheimer:
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e incurável, que afeta principalmente a memória, cognição e comportamento. É causada por alterações no processamento de proteínas cerebrais, levando à morte de neurônios, especialmente em áreas como o hipocampo e o córtex cerebral.

No Brasil, o SUS oferece tratamento multidisciplinar gratuito, incluindo medicamentos e cuidados específicos. Além disso, o apoio contínuo de familiares e cuidadores é fundamental para manter a qualidade de vida dos pacientes.

Se quiser, posso fazer uma versão ainda mais curta ou adaptada para outro formato (post de rede social, apresentação etc.).

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capítulo Roberto Ribeiro de Souza nº 460 – 25 Anos de História, Amizade e Fraternidade

No último sábado, dia 1º, no Templo  da Loja Maçônica Regente Feijó IV n. 4, foi realizada a celebração dos 25 anos de Instalação...

Briga dentro de shopping em Três Lagoas viraliza nas redes sociais

Vídeo que circulou nesta terça-feira mostra dois homens trocando socos e ameaças próximo à porta de entrada do estabelecimento.

Em uma noite, duas mulheres são vítimas de feminicídio em MS

Crimes em Jardim e Aparecida do Taboado elevam número de feminicídios no estado em 2025