29.9 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho, 2026

ANTT outorga BR-163 e valor do pedágio terá variação de 53%

06/03/2014 – Atualizado em 06/03/2014

ANTT outorga BR-163 e valor do pedágio terá variação de 53% em MS

Por: C.G.News

As nove praças de pedágios, que serão distribuídas pelos 847,2 quilômetros da BR-163, terão tarifas entre R$ 3,20 e R$ 4,90, portanto, variação de 53%. O maior valor será cobrado no km 429, localizado no município de Campo Grande. O menor em Mundo Novo, no quilômetro 30.

Nesta quinta-feira, estava prevista a assinatura do contrato entre a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a CCR (Companhia de Participações em Concessões), empresa que venceu o leilão de concessão da rodovia. No entanto, a assessoria de imprensa da agência não tem informações sobre a nova data para assinatura do contrato.

Nesta quinta-feira (6), ANTT emitiu em favor da CCR o ato de outorga da BR-163, entre as divisas do Estado com Mato Grosso e Paraná. O ato foi publicado no Diário Oficial da União. Portanto, a empresa está apta a formalizar o contrato.

No entanto, o contrato seria assinado em março, depois, a data foi antecipada para 20 de fevereiro e, novamente, remarcada para 6 de março. Hoje, mais um burocracia foi cumprida, mas a data para assinatura do contrato não tem previsão.

Além de duplicar a BR, que leva a alcunha de Rodovia da Morte, a CCR vai investir R$ 333,3 milhões apenas na realização de melhorias. O investimento total em 30 anos, prazo da concessão, será de R$ 6 bilhões. A ANTT estima que a cobrança do pedágio comece a partir do 18º mês após a assinatura do contrato.

No primeiro ano da cobrança, a estimativa é de que 68,9 mil automóveis, ônibus e caminhões paguem pedágio por dia na BR-163 em Mato Grosso do Sul.

De Norte a Sul do Estado, os municípios já disputam o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer natureza) que será gerado pelas obras e pedágios. O marco quilométrico 537, por exemplo, motiva briga entre os vizinhos Bandeirantes e Jaraguari.

No mês passado, a reportagem do Campo Grande News percorreu os 140 km entre a Capital e São Gabriel do Oeste. Cansados das histórias trágicas, a maioria se mostra esperançosa com a duplicação, mesmo com a cobrança de pedágio para poder ir e vir pela 163. Já os comerciantes se preocupam com o acesso aos municípios, pois dependem do fluxo de pessoas que passam pela rodovia.

Na análise positiva, a duplicação vai resolver um gargalo logístico, proporcionar maior segurança e reduzir gastos (como combustível e pneu). Porém, a mesma cobrança de pedágio deve encarecer o frete em até 20%, com reflexo direto no bolso dos consumidores.

Reprodução

Foto: Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chegou a hora da verdade: Brasil enfrenta o Japão em duelo eliminatório

A Seleção Brasileira volta a campo nesta segunda-feira (29) para iniciar sua caminhada no mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Após terminar a...

Carcará embala: Misto derrota o Aquidauanense por 2 a 0 e chega à liderança

O Misto Esporte Clube conquistou mais uma importante vitória na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Jogando diante da torcida no Estádio Madrugadão, em Três...

Briga familiar termina em suspeito preso após agressão no Jardim das Paineiras

Discussão envolvendo responsabilidades com uma criança acabou saíndo do controle e homem de 42 anos foi detido após mulheres de 45 e 26 anos denunciarem agressões físicas