16.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 14 de maio, 2025

Anistia Internacional denuncia recrutamento de crianças por gangues no Haiti em meio à crise humanitária

A Anistia Internacional divulgou, nesta quarta-feira (26), um relatório sobre as graves violações contra crianças no Haiti, revelando que gangues criminosas estão recrutando menores em massa, principalmente devido à fome e ao medo de represálias. A organização entrevistou 112 pessoas, incluindo 51 menores, entre maio e outubro de 2024. Segundo o relatório, a prática é generalizada e forma uma nova geração de membros para as gangues que dominam mais de 80% da capital, Porto Príncipe.

O Haiti enfrenta uma grave crise alimentar, com quase metade da população vivendo em “fome aguda”. O número de crianças recrutadas pelas gangues aumentou em 70% em um ano, representando quase metade de seus membros. Além do recrutamento forçado, a violência sexual é uma realidade comum, com muitas meninas vítimas de estupro coletivo e sequestro.

A falta de estrutura de segurança e apoio social agrava a situação, com gangues assumindo o controle em muitas áreas. A Anistia Internacional pede uma ação urgente da comunidade internacional para proteger as crianças haitianas, incluindo assistência técnica, financeira e a legalização do aborto seguro. A organização também solicita que países como os Estados Unidos e a República Dominicana parem de deportar haitianos e que se intensifique o controle sobre o tráfico de armas.

Desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em 2021, a crise de segurança se intensificou, com gangues ganhando mais poder. A ONU autorizou uma força internacional para apoiar a polícia haitiana, mas a situação continua crítica. O especialista Handerson Joseph, em entrevista, destacou que a tragédia haitiana é fruto de um histórico de relações neocoloniais que perduram desde a independência do país, em 1804.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar apreende adolescente e recupera moto furtada no Guanabara

Suspeito de 15 anos tentou fugir e arremessou iPhone contra parede durante perseguição veículo havia sido furtado em abril.

Pizzaria é furtada durante a madrugada no Centro de Três Lagoas

Forno, notebooks e até vara de pescar estavam entre os itens levados, onde parte do material foi localizado em imóvel já conhecido pela polícia.

Mulher é presa por homicídio triplamente qualificado pela Polícia Civil de Três Lagoas

Condenada participou do assassinato brutal de jovem em 2017 e integrava organização criminosa, segundo a Polícia Civil.