27.6 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 nas contas de luz em novembro

Consumidores pagarão R$ 4,46 extras a cada 100 kWh consumidos devido ao baixo nível dos reservatórios e à necessidade de uso de termelétricas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 para o mês de novembro. Com isso, os consumidores pagarão um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A decisão foi tomada em razão do baixo volume de chuvas, que tem reduzido os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Segundo a Aneel, o cenário continua desfavorável para a geração hídrica, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, de custo mais alto, para garantir o fornecimento de energia.

A agência também destacou que a geração solar é intermitente, não suprindo o sistema durante todo o dia. Por isso, o uso das termelétricas é necessário especialmente nos horários de maior consumo.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, indica os custos variáveis da geração de energia elétrica. Quando a bandeira é verde, não há cobrança adicional; já as bandeiras amarela e vermelha representam aumento no valor da conta, conforme o nível de custo da produção de energia no país.

Com informações Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fevereiro Laranja alerta para desigualdades no diagnóstico e tratamento da leucemia no Brasil

Apesar dos avanços médicos, subdiagnóstico, acesso desigual e demora no atendimento ainda impactam a sobrevida de pacientes Fevereiro é dedicado à conscientização sobre a leucemia,...

Mais Médicos Especialistas abre inscrições com vagas para Mato Grosso do Sul

Programa do Ministério da Saúde oferece 11 vagas no Estado, as inscrições vão até dia 19 de fevereiro O Ministério da Saúde abriu as inscrições...

Governo Federal coordena ações emergenciais para resposta rápida a desastres

Atuação da Defesa Civil Nacional envolve assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e envio de equipes especializadas às áreas afetada Quando cidades brasileiras são atingidas...