Saúde – 08/05/2013 – 14:05
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), explicou em entrevista ao programa Bom Dia MS, da TV Morena, que quem cuida do Hospital Universitário e de outras unidades em Campo Grande é o município por meio de seu secretário de Saúde. Já o Governo do Estado tem responsabilidade apenas sobre o Hospital Regional Rosa Pedrossian.
De acordo com André Puccinelli, quem tem a gestão plena dos hospitais são os municípios, o Estado atua apenas atua auxiliarmente. “Não podemos interferir porque a lei não permite, mas interferimos agora a pedido do ministro (da Saúde, Alexandre Padilha), com dois auditores na força-tarefa”, justificou.
Escândalo
O governador disse ainda que em nenhum momento intermediou reuniões com os envolvidos na Máfia do Câncer e, se os investigados do Hospital Universitário e Hospital do Câncer dizem em interceptações telefônicas que estão “indo para o pau” é sinal de que ninguém acobertou o esquema deles. “Os auditores trarão a verdade a tona”, frisou André.
Hospital do Câncer
Ainda conforme o governador, o Estado tem convênio com a Fundação Carmem Prudente, mantenedora do Hospital do Câncer, de aproximadamente R$ 250 mil por mês para a construção do prédio da unidade, que está na fase de execução da quarta laje.
Hospital Regional
Com relação ao Hospital Regional, ele disse que quando sua administração assumiu a unidade, em 2007, as pessoas a chamavam de postão. “De lá para cá ampliamos o serviço de oncologia pediátrica e agora nos preparamos para receber os cinco equipamentos que na época foram rejeitados pelos secretários municipais de Saúde que entenderam, junto com os hospitais, que Corumbá, Dourados e Três Lagoas não precisavam”, explicou o governador.
Por fim, ele ressaltou que Mato Grosso do Sul tem que ter capacidade plena para atender sua população e não encaminhá-la para tratamento contra o câncer em Barretos.
Fonte: Correio do Estado