36.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

André cria hoje o Cadastro Estadual de Recursos Hídricos

Geral – 22/03/2012 – 13:03

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), institui, por meio de decreto a ser assinado nesta quinta feira (22), Dia Mundial da Água, o Cadastro Estadual de Recursos Hídricos.

A assinatura do decreto será realizada na solenidade de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que será realizada às 9 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

O Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (Ceurh) é um banco de dados para registro obrigatório de pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado usuárias de recursos hídricos, como ferramenta do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, sob a administração do Órgão Estadual Gestor de Recursos Hídricos.

O cadastro de usuários subsidiará com informações os programas de gestão de recursos hídricos. Para que esses programas sejam colocados em prática, a Semac, por intermédio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), precisa saber quem são os usuários. Com essas informações será possível planejar a forma mais adequada de atender a todas as necessidades das bacias hidrográficas do Estado.

O Ceurh, gratuito, conterá informações sobre a vazão utilizada, local de captação, denominação e localização do curso d’água, empreendimento do usuário, sua atividade ou intervenção que pretende realizar, como derivação, captação e lançamentos de efluentes, a serem prestadas pelos usuários de recursos hídricos, sobre a utilização dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, de domínio estadual, em todo o território do Estado de Mato Grosso do Sul, em formas e tempos a serem definidas.

Devem cadastrar-se os usuários de água diretamente de poços artesianos, rios e riachos e quem fizer lançamento de qualquer tipo de esgoto diretamente no curso d água, seja pessoa física ou jurídica.

O cadastro é o ponto de partida para a garantia da oferta de água, para a geração atual e as futuras. Ao se cadastrar, o usuário receberá um comprovante e estará protegido de receber multas pela utilização irregular da água, até que seja chamado para a regularização.

Dia Mundial da Água

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural.

Em 10 de dezembro de 2002, o Senado brasileiro aprovou o Dia Nacional da Água. O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”

Em 8 de janeiro de 1997, o governo federal aprovou a lei Nº 9.433, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.

Em 29 de janeiro de 2002 o Governo do Estado de MS aprovou a lei nº 2.406, de 29 de Janeiro de 2002, que institui a Política Estadual dos Recursos Hídricos e cria o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

A Política Estadual dos Recursos Hídricos, consolidada pelo atual governo e lançada oficialmente em 2010, tem as seguintes finalidades: assegurar, em todo o território do Estado, a necessária disponibilidade de água, para os atuais usuários e gerações futuras, em padrões de qualidade e quantidade adequados aos respectivos usos; promover a compatibilização entre os múltiplos e competitivos usos dos recursos hídricos, com vistas ao desenvolvimento sustentável; promover a prevenção e defesa contra os eventos hidrológicos críticos, de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais, que ofereçam riscos à saúde e à segurança pública ou prejuízos econômicos ou sociais e incentivar a preservação, conservação e melhoria quantitativa e qualitativa dos recursos hídricos.

Conselho Estadual de Recursos Hídricos

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos, instituído por lei em 2002, iniciou seus trabalhos em 2005. No próximo dia 22 será dada a posse à sua 4º composição. É o órgão de instância superior do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Atua como fórum de diálogo por excelência, espaço de explicitação de conflitos, de negociação e de pactuação social: o “Parlamento das Águas”.

Nas três composições anteriores já foram aprovadas 16 resoluções e quatro moções. Ocupa a titularidade do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, vaga obtida por eleição. Criou o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Miranda, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema e aprovou o Plano Estadual de Recursos Hídricos, em 2010.

São desafios para nova gestão: fortalecimento político e institucional do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos; articulação do Conselho com órgãos e entidades do governo estadual e federal; maior participação social; promover a criação de novos Comitês de Bacias Hidrográficas; maior divulgação e monitoramento das deliberações do Conselho e dotação orçamentária para Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (regulamentação do FERH).

Fonte: Ms Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso de 64 anos morre engasgado em sua residência na Vila Haro

Norberto Diniz Bueno foi encontrado sem vida, onde polícia investiga causa da morte.

MS debate combate à raiva em evento com participação nacional

E-Raiva MS acontece nos dias 18 e 19 de setembro, com palestras, lançamentos e troca de experiências sobre prevenção da doença

Três Lagoas domina ranking de alfabetização e emplaca seis escolas entre as dez melhores de MS

Município foi destaque no Prêmio Escola Destaque 2024, com 13 unidades premiadas entre 550 participantes no estado Três Lagoas consolidou seu protagonismo na educação pública...