14/06/2013 – Atualizado em 14/06/2013
Por: LR1
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Andradina confirmou na manhã desta sexta-feira, 14, ao jornal O LIBERAL REGIONAL e SRC, a segunda morte provocada pela gripe A (H1N1).
A vítima é um idoso de 81 anos. O nome não foi revelado. Ele estava internado no hospital de Andradina.
Esta é a segunda morte. A primeira foi de uma mulher de 62 anos que faleceu em Andradina no dia 25 de maio. Ela permaneceu quatro dias internada na Santa Casa de Andradina, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Andradina está com 14 casos de gripe Influenza A (H1N1), também conhecida como “gripe suína”, sendo 13 casos ainda suspeitos e um confirmado. A informação foi obtida pela reportagem de O LIBERAL REGIONAL por meio de um funcionário da Santa Casa de Andradina.
Segundo as informações, os 13 suspeitos já foram submetidos a exames no laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo, e confirmando ou não, os casos devem ser enviados à Santa Casa nos próximos 15 dias. Os pacientes com suspeita de gripe H1N1 estão isolados e em observação pelos médicos.
A reportagem buscou um posicionamento com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo sobre os casos da gripe na região, mas, segundo nota enviada, apenas os casos graves, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), são notificadas ao Estado. “Neste ano, há o registro de 1.873 casos da síndrome confirmados, sendo 328 para gripe Influenza A (H1N1). Entre os confirmados, 55 óbitos foram relacionados ao vírus Influenza A (H1N1) e sete ao vírus influenza sazonal (A ou B)”, diz a nota.
O QUE É?
A gripe suína é causada por um vírus de uma família de vírus que incluem influenza A, B e C. Esta doença é resultado do vírus Influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
SINTOMAS
Os sintomas são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.
O período de incubação da gripe – o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas – é de entre 24 e 48 horas.
Entre as cidades, houve mortes em São José do Rio Preto, Votuporanga e Catanduva. Também foi registrado um caso positivo da doença em Três Lagoas (MS) e outros três suspeitos em Lins (SP).
