Geral – 27/03/2012 – 09:03
O prefeito Jamil Ono (PT), assinou na manhã desta segunda-feira (26), junto com o tenente coronel Alberto Coelho Salesse, comandante do 28º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), e o tenente Valdomiro Garcia Rafael Júnior, comandante da 1ª Companhia do Batalhão, o convênio com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), para implantação do Programa Atividade Delegada, através da Polícia Militar.
Com essa assinatura, Andradina passa a ser a primeira cidade do interior do Estado a melhorar sua segurança pública através do convênio com a SSP, já que as únicas que contam com o serviço é a própria capital e a cidade de Mogi das Cruzes, que fica na região metropolitana.
Diante dos resultados apresentados a Atividade Delegada passou a ser foco do Governo de Andradina e ganhou força com o pleito do vereador Wilson Bossolan (PT), que é ex-policial militar e fez pleito para a elaboração da lei 2.792/2011, de autoria do Executivo e que foi aprovada pela Câmara.
A Atividade Delegada se refere ao uso da mão de obra do Policial Militar pelo município e consiste na contratação do policial durante suas horas de folga.
Em Andradina o convênio vai garantir a contratação de seis policiais por dia que trabalharão oito horas no combate e obediência a posturas municipais. Eles atuarão na fiscalização de regras dispostas no Código de Posturas do Município no que se refere a comércio ambulante, utilização do solo, horário de funcionamento do comércio e indústria, ocupação de solo, além de melhorar a sensação de segurança da população.
“Nós aumentamos a segurança de nossa cidade através de policiais militares que tem treinamento e o respeito público e esse convênio é bom porque possibilita o uso de todo o aparato, pois o policial trabalha devidamente fardado, com armamento e até com uso de viaturas”, comentou o prefeito Jamil Ono.
“Sabemos que a segurança depende de uma série de fatores e em Andradina buscamos desenvolver atividades paralelas que chamam a atenção da juventude como as oficinas culturais, as escolhinhas no esporte e implantação da escola em tempo integral e estamos aliando tudo isso com o aumento do número de policiais para melhoramos ainda mais a qualidade de vida da população”, comentou Jamil.
Para o tenente-coronel Salesse, a assinatura do convênio é histórica e a cidade de Andradina só tem a ganhar. “Dentro de pouco tempo pretendemos apresentar á sociedade os resultados com relação aos benefícios que a Atividade Delegada traz à cidade” comentou.
A implantação do programa vai aumentar a presença da Polícia nas ruas, promovendo um maior efetivo. Os policiais poderão cumprir apenas oito serviços por mês, o que vai garantir uma grande rotatividade que irá beneficiar grande parte do efetivo do 28º Batalhão.
Para a celebração do convênio o Governo de Andradina está investindo R$ 209 mil neste ano de 2012.
Fonte: Secom/Prefeitura / Secom/Prefeitura


