30.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de julho, 2025

“Amigos de Patas” mostra mascote Todynho e reforça pedido de ajuda

Iniciativa atua há quatro anos na cidade resgatando, tratando e cuidando de animais abandonados e vítimas de maus-tratos

As protetoras Keila Sorelli e Sirlene, responsáveis pelo projeto “Amigos de Patas”, participaram nesta quarta-feira (23) do Jornal da Manhã, onde apresentaram a história e o trabalho do projeto em prol dos animais em situação de vulnerabilidade. Acompanhadas do cachorrinho Todynho, mascote e símbolo de superação do projeto, elas emocionaram os telespectadores ao relatar a trajetória de sofrimento e recuperação do animal.

Todynho foi resgatado após sofrer maus-tratos em um sítio. Com a mandíbula fraturada, uma pata atrofiada e os ossos expostos, ele ainda enfrenta hoje o tratamento contra doenças graves, como leishmaniose, erliquiose (doença do carrapato) e até câncer. Por conta da fragilidade e da rotina médica, Keila e Sirlene decidiram adotá-lo de forma definitiva. “Enquanto ele viver, nós faremos de tudo por ele”, afirmou Keila, visivelmente emocionada.

A história de Todynho representa o trabalho do projeto, que há quatro anos atua em Três Lagoas (MS), mas cuja atuação voluntária por parte de suas fundadoras já existe há muito mais tempo. O foco da iniciativa vai além do resgate: envolve alimentação, castração, tratamento veterinário e o controle de colônias, para garantir um bem-estar animal efetivo.

Desafios financeiros e apelo por doações

Atualmente, o projeto atende de seis a sete pontos fixos de alimentação de gatos e realiza constantes resgates de cães, o que demanda cerca de 40 kg de ração por semana. Com apenas três voluntárias fixas — Keila, Sirlene e Kátia — e o apoio recente de uma colaboradora conhecida como “Lulu”, o projeto enfrenta dificuldades financeiras. Segundo Keila, somente entre os meses de junho e julho, a dívida acumulada com clínicas veterinárias chegou a R$ 9 mil.

Para manter o funcionamento, o projeto depende quase exclusivamente de doações. “A maioria das despesas sai do nosso bolso. Precisamos de toda ajuda possível”, afirmou a fundadora. Entre as formas de arrecadação estão a coleta de recicláveis, como latinhas, em pontos parceiros da cidade, e a realização de rifas beneficentes.

Rifa solidária com entrada gratuita no parque

Uma das ações em andamento é uma rifa com mais de 40 prêmios, incluindo um brinde garantido para todos os participantes: a entrada gratuita no Parque Aquático Grandes Lagos. Os interessados podem adquirir seus números por meio do link disponível na biografia do perfil oficial do projeto no Instagram: @amigosdepatastl (confira a página para atualizações).

O projeto aceita qualquer tipo de doação, desde dinheiro, rações e medicamentos até apoio com serviços veterinários. A missão do “Amigos de Patas” é clara: garantir dignidade, saúde e qualidade de vida aos animais que não têm voz, mas que encontram, no projeto, proteção e esperança.

Serviço:
Projeto Amigos de Patas – Três Lagoas/MS
Instagram: @amigosdepatastl
Como ajudar: Doações financeiras, ração, medicamentos, recicláveis ou comprando a rifa solidária

Foto: Willian Ramos/ Da esquerda para direita as idealizadoras do projeto, Sirlene e Keila, durante entrevista ao Jornal da Manhã.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Receita de Morango do Amor

Confira os ingredientes e passo a passo da receita

Cruz Vermelha doa medicamentos e reforça saúde pública em Chapadão

Entrega fortalece parcerias e amplia atendimento farmacêutico no município A Prefeitura de Chapadão do Sul recebeu, nesta quarta-feira, um importante reforço para a saúde pública...

Consulte aqui: Justiça Federal libera quase R$ 2,4 bilhões em atrasados no INSS

Pagamentos são feitos a aposentados e pensionistas que venceram processos de concessão ou revisão de benefício