23.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Alunos fazem vídeo e ficam entre 7 do País em concurso

11/05/2014 – Atualizado em 11/05/2014

Alunos de escola pública fazem vídeo e ficam entre 7 do País em concurso do MEC

Por: Fatima News/ Campo Grande News

Cinco alunos do terceiro ano da Escola Estadual Maria de Lourdes Widal Roma, no bairro Moreninha III, criaram o vídeo “A Lélia que era mulher de verdade”, em homenagem a intelectual brasileira Lélia Gonzalez e agora estão na disputa do “Curta Histórias” – concurso criado pelo Ministério da Cultura.

A escola é a única do Mato Grosso do Sul que teve o material aprovado e concorre com mais 7 grupos do Brasil. Ao fim, duas serão escolhidas pelo voto popular, exclusivo pelo site do concurso.

Neste ano, o tema proposto do concurso foi “Personalidades Negras”. Segundo a professora de Sociologia Jaine Vicência de Souza, de 23 anos, e orientadora do trabalho , a escolha de Lélia foi feita por ela para fazer com que os alunos ampliassem a visão sobre o assunto e pudessem conhecer a história de uma das mulheres que é referência na cultura negra brasileira, porém tem seu trabalho ainda pouco divulgado.

Por três dias os alunos se encontram na escola para produzir o vídeo, que foi gravado com a câmera de um celular e uma máquina digital. Matheus Quintiliano, de 17 anos foi o aluno responsável pelos desenhos. Ele diz que pensou em colaborar na produção desenhando, e a ideia de fazer uma sequência de fotos também veio dele. Sem nenhuma habilidade com edição e filmagem, o grupo recorreu a internet para conseguir finalizar a produção, que tem duração de 60 segundos – tempo estipulado pelo concurso.

São cinco categorias e o vídeo está concorrendo em “Ensino Médio”, com mais sete produções, de escolas do País inteiro.

Além da votação popular, também há uma comissão julgadora, responsável por escolher um vídeo para ser premiado, ou seja, a escola tem duas chances de ganhar na sua categoria. A votação pode ser feita pelo site do “MEC” até o dia 11 de maio. O resultado será anunciado no mesmo endereço na segunda, dia 12.

Como premiação do primeiro lugar, cada aluno irá ganhar um smartphone e a professora responsável pela turma vai receber além do aparelho celular, uma câmera semi-profissional. Já a escola ganha um aparelho de data show e também a câmera. Os vencedores também vão ganhar uma viagem a Brasília para a solenidade de entrega de premiação.

“A ideia não é conquistar os prêmios, mas pensamos no ganho de aprendizado que eles tiveram. E não dá pra esquecer que são alunos de uma escola pública e sabemos das limitações dela”.




Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas