Educação – 15/01/2013 – 16:01
Trinta alunos de graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard participam desde a semana passada de um curso colaborativo, em São Paulo. Com duração de duas semanas, o curso tem como objetivo discutir os desafios na produção de energia para as próximas décadas.
Além das aulas e palestras com especialistas brasileiros e americanos, os alunos também participaram de visitas técnicas a empresas públicas e privadas, como o Aterro Sanitário Bandeirantes, em São Paulo, onde é explorado gás metano; e as usinas de energia nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Segundo a chefe do Departamento de Hidráulica e Ambiental da Poli, Monica Porto, a parceria com a universidade americana foi iniciada há quatro anos e já possibilitou diversos avanços para a pesquisa acadêmica.
“Por abranger uma temática de escala global, parcerias entre instituições de diferentes países possibilitam ampliar os pontos de vista na busca por soluções que possam assegurar um modelo de desenvolvimento sustentável”, defende. O curso será concluído na sexta-feira.
Fonte: Portal Terra