36.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

Alojamentos do presídio masculino do regime semiaberto são reformados em Três Lagoas

A reforma dos alojamentos e alambrados do semiaberto visa oferecer uma maior segurança e salubridade aos indivíduos

26/05/2020 10h09
Por: Patrícia Fernandes com informações do Arapuá News

TRÊS LAGOAS (MS) – Uma iniciativa que foi realizada pela Colônia Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus” neste último domingo (24) em Três Lagoas, está garantindo uma nova pintura, o conserto dos alambrados e a parte hidráulica de todos os alojamentos. Com a chegada da pandemia, os alojamentos estão sendo higienizados constantemente, assegurando a saúde dos internos, sendo essa a prioridade na gestão da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Houve um investimento total de R$10 mil nesta ação que foi custeada com recursos próprios, através da mão de obra contratada e com o apoio do Poder Judiciário local, por meio do juiz corregedor, Rodrigo Pedrini Marcos.

De acordo com o diretor da unidade penal, José Antônio Garcia Sales, a ideia surgiu após uma determinação judicial da saída de presos para que fossem cumprir a pena em regime domiciliar, para evitar a proliferação da Covid-19.

“Foi um momento oportuno que encontramos para fazer todos os reparos necessários dentro da unidade penal como forma de garantir mais segurança e dignidade aos servidores e aos próprios interno”, afirmou.

READEQUAÇÃO

Outra nova reestruturação vem acontecendo no presídio masculino do regime semiaberto, é a ampliação e a readequação do setor de saúde, para a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), do Ministério da Saúde.

O COMEÇO

A obra se deu no início de outubro do ano passado, ela integra uma série de melhorias e engloba as ações de assistência que é realizada pela Agepen, para aperfeiçoar os serviços prestados em prol da humanização da pena, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (LEP).

RECURSOS

Está reforma está sendo executada com recursos provenientes de penas pecuniárias, liberadas pelo Ministério Publico e pelo juiz corregedor dos presídios de Três Lagoas, Rodrigo Pedrini Marcos.

INVESTIMENTO

Foram investidos pouco mais de R$136,4 mil para a reconstrução de diversos espaços da unidade penal, contribuindo para melhorar o atendimento dos internos, bem como a valorização do trabalho dos servidores.

Alojamentos do semiaberto são reformados em Três Lagoas. Foto: Arapua News

Alojamentos do semiaberto são reformados em Três Lagoas. Foto: Arapua News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso de 64 anos morre engasgado em sua residência na Vila Haro

Norberto Diniz Bueno foi encontrado sem vida, onde polícia investiga causa da morte.

MS debate combate à raiva em evento com participação nacional

E-Raiva MS acontece nos dias 18 e 19 de setembro, com palestras, lançamentos e troca de experiências sobre prevenção da doença

Três Lagoas domina ranking de alfabetização e emplaca seis escolas entre as dez melhores de MS

Município foi destaque no Prêmio Escola Destaque 2024, com 13 unidades premiadas entre 550 participantes no estado Três Lagoas consolidou seu protagonismo na educação pública...