27.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro, 2025

Alheia às críticas, Coreia do Norte está pronta para lançar satélite

Geral – 09/04/2012 – 18:04

Seul, 9 abr (EFE).- A Coreia do Norte finaliza os preparativos para o iminente lançamento de seu satélite Kwangmyongsong-3, apesar de países como Coreia do Sul e Estados Unidos pedirem para que desista do plano, considerado um teste de mísseis encoberto.

As três partes do foguete portador Unha-3 (‘Via Láctea 3’ em coreano) já estão acopladas e posicionadas na plataforma de lançamento de Sohae, na província de Pyongan do Norte, segundo indicou nesta segunda-feira a agência estatal norte-coreana ‘KCNA’.

Após completar a carga de combustível, último passo antes do lançamento, o projétil estará pronto para decolar em algum momento entre esta quinta-feira (12) e a próxima segunda-feira (16), informou a televisão norte-coreana ‘KCTV’.

O lançamento do foguete, de 91 toneladas e 30 metros de longitude, coincide com as celebrações na Coreia do Norte pelo centenário, no próximo domingo, do nascimento de Kim Il-sung, fundador de um regime comunista ancorado na realidade bipolar da Guerra Fria e caracterizado pelo culto extremo a seus líderes.

Em uma campanha orientada a demonstrar que seu projeto espacial possui fins pacíficos, a Coreia do Norte organizou uma exaustiva e pouco habitual visita à base de Sohae para 60 jornalistas de 19 países e especialistas em ciência e tecnologia estrangeiros.

Ali, as autoridades do Comitê de Tecnologia Espacial do país mostraram aos visitantes o foguete Unha-3, que parte da comunidade internacional considera o protótipo de um futuro míssil de longo alcance que poderia transportar ogivas nucleares.

Além do polêmico foguete portador, os jornalistas e analistas observaram o satélite que a Coreia do Norte planeja pôr em órbita, o Kwangmyongsong-3, equipado com câmeras e antenas e coberto de painéis solares, detalhou a ‘KCTV’.

Uma vez em órbita, o satélite ‘recopilará informação sobre distribuição de recursos florestais no país, gravidade dos desastres naturais, estimativa de colheitas, previsões meteorológicas e estudo dos recursos naturais’, asseguraram as autoridades norte-coreanas.

A incomum demonstração de transparência da Coreia do Norte, que prometeu respeitar as normas internacionais no lançamento, não mudou a postura dos EUA e da Coreia do Sul que, apoiados por vários países e pela ONU, solicitaram que Pyongyang dê marcha à ré em sua nova suposta aventura espacial.

Os aliados ocidentais acreditam que o terceiro lançamento ao espaço de um foguete de longo alcance norte-coreano – os dois anteriores aconteceram em 1998 e 2009 – viola a resolução 1718 do Conselho de Segurança da ONU, que proíbe o país comunista de realizar testes balísticos.

O braço executivo das Nações Unidas estabeleceu esta resolução, que inclui duras sanções, em 2009, quando a Coreia do Norte realizou um teste nuclear um mês e meio após lançar – sem sucesso, segundo analistas internacionais – o satélite Kwangmyongsong-2.

À inquietação pelo próximo lançamento se soma o temor de outro teste nuclear do país comunista, especialmente depois que recentes fotografias feitas por satélite teriam revelado movimentos incomuns na base de Punggye-ri, no nordeste do país e onde a Coreia do Norte realizou o teste atômico de 2009 e outro em 2006.

As imagens mostram a escavação de túneis em sua fase final, segundo fontes dos serviços sul-coreanos de inteligência citados pela agência local ‘Yonhap’, que interpretaram que Pyongyang ‘realiza preparativos clandestinos’ para um novo teste atômico.

Em paralelo, a Coreia do Norte viverá nesta semana uma intensa agenda política, já que o centenário de seu fundador no domingo será precedido por uma importante conferência do Partido dos Trabalhadores nesta quarta-feira e uma sessão do Parlamento na sexta.

Na conferência da quarta-feira pode ser oficializada a promoção do jovem líder Kim Jong-un ao posto de secretário-geral do partido único, anteriormente ocupado por seu pai, Kim Jong-il, falecido em dezembro.

Esta eventual promoção representaria mais um passo para consolidar a sucessão dinástica, enquanto na sessão do Parlamento, a primeira desde a morte de Kim Jong-il, o jovem sucessor pode ser nomeado presidente da poderosa Comissão Nacional de Defesa.

Atahualpa Amerise.

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Fonte: MSN/EFE / EFE

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

6º Prêmio Professores da Infância valoriza práticas pedagógicas na Educação Infantil em Três Lagoas

Evento reconheceu 16 docentes da Rede Municipal de Ensino por projetos desenvolvidos na Educação Infantil A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal...

Prefeitura de Três Lagoas recebe kits do Governo do Estado para modernização das salas de vacina

Equipamentos vão reforçar a estrutura de oito Unidades de Saúde da Família e fortalecer a rede municipal de imunização A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Homem é preso ao tentar vender produtos furtados e reage com ironia em Três Lagoas

Suspeito estava evadido do regime semiaberto e foi detido pela Polícia Militar no Centro da cidade Um homem de 42 anos foi preso pela Polícia...