25.5 C
Três Lagoas
sábado, 21 de fevereiro, 2026

Além das mortes, Covid-19 também diminui taxa de nascimentos em MS

Número de bebês registrados no Estado diminuiu 7,44%

09/02/2021 15h24
Por: Gabrielle Borges

Além de causar mais de 3.053 mortes – até a manhã desta terça-feira (9), a Covid-19 impactou também na taxa de natalidade em Mato Grosso do Sul. Dados divulgados pela Arpen/MS (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do MS) indicam queda de 7,44% nos nascimentos em janeiro de 2021, que é o primeiro mês em que a gestação se iniciou durante a pandemia.

Levantamento feito em 92 cartórios de registro civil de MS mostra que, em janeiro deste ano, foram realizados 3.582 nascimentos, número 7,44% menor que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 3.870 registros. O número é ainda quase 9 pontos percentuais menor que a média histórica nacional do mês de janeiro desde 2002, que é de 1,39% ao ano, número que se repete quando se olha o período anual.

No Brasil, os números de nascimentos em janeiro também tiveram queda, chegando a 15,1%, com relação ao mesmo período de 2020. Foram registrados 207.901 nascimentos em janeiro de 2021, frente a 244.974 ocorridos no mesmo mês do ano anterior. Em âmbito nacional, a média histórica de variação do mês de janeiro também é de 0% ao ano, a mesma porcentagem de variação quando analisados os números do período anual.

A queda da natalidade, registrada na maioria dos Estados brasileiros, é mais uma consequência do vírus, que alterou drasticamente a forma de nos relacionarmos e de como fazemos planos para o futuro.

Número de nascimentos é o menor para o mês de janeiro da série histórica que começou em 2002. (Foto: Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conselheiras tutelares reforçam atuação firme na proteção de crianças e adolescentes em Três Lagoas

Kely Caroline e Mirian Herrera falaram sobre denúncias envolvendo crianças ciganas, além de casos de abandono, exploração e dos limites da atuação do órgão

Marinha realiza ação da Capitania Itinerante em Três Lagoas com serviços para navegadores

Atendimentos acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro no Balneário Municipal, com emissão e renovação de documentos náuticos

Prefeitura de Três Lagoas avança com segunda etapa de asfalto e drenagem no Jardim Alvorada

Obra com investimento superior a R$ 5 milhões inclui pavimentação, rede pluvial, calçadas acessíveis e sinalização viária