32.3 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Além das mortes, Covid-19 também diminui taxa de nascimentos em MS

Número de bebês registrados no Estado diminuiu 7,44%

09/02/2021 15h24
Por: Gabrielle Borges

Além de causar mais de 3.053 mortes – até a manhã desta terça-feira (9), a Covid-19 impactou também na taxa de natalidade em Mato Grosso do Sul. Dados divulgados pela Arpen/MS (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do MS) indicam queda de 7,44% nos nascimentos em janeiro de 2021, que é o primeiro mês em que a gestação se iniciou durante a pandemia.

Levantamento feito em 92 cartórios de registro civil de MS mostra que, em janeiro deste ano, foram realizados 3.582 nascimentos, número 7,44% menor que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 3.870 registros. O número é ainda quase 9 pontos percentuais menor que a média histórica nacional do mês de janeiro desde 2002, que é de 1,39% ao ano, número que se repete quando se olha o período anual.

No Brasil, os números de nascimentos em janeiro também tiveram queda, chegando a 15,1%, com relação ao mesmo período de 2020. Foram registrados 207.901 nascimentos em janeiro de 2021, frente a 244.974 ocorridos no mesmo mês do ano anterior. Em âmbito nacional, a média histórica de variação do mês de janeiro também é de 0% ao ano, a mesma porcentagem de variação quando analisados os números do período anual.

A queda da natalidade, registrada na maioria dos Estados brasileiros, é mais uma consequência do vírus, que alterou drasticamente a forma de nos relacionarmos e de como fazemos planos para o futuro.

Número de nascimentos é o menor para o mês de janeiro da série histórica que começou em 2002. (Foto: Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

Coronel David rebate narrativa do PT e reafirma defesa do combate firme ao crime organizado

No Mato Grosso do Sul, Coronel David foi responsável pela criação do BOPE e do Batalhão de Choque, unidades que hoje são referência no enfrentamento direto às facções.

Licenciamento encerra com 55% de pagamentos em dia no MS

A rotina, que começou em abril com placas finais 1 e 2, envolveu mais de 1,8 milhão de licenciamentos em todo o Estado.