29.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Aldo Rebelo diz que Jérome Valcke cancelou viagem ao Brasil, mas não confirma troca de interlocutor

Geral – 10/03/2012 – 08:03

Ministro volta a demonstrar que mágoa com secretário-geral ainda é grande

Enigmático. Assim esteve Aldo Rebelo durante visita no fim da manhã desta sexta-feira (9) ao Maracanã. Após acompanhar o andamento das obras, o ministro dos Esportes concedeu entrevista coletiva, na qual se esquivou sobre as perguntas envolvendo o relacionamento do governo brasileiro com Jérome Valcke, secretário-geral da Fifa. Nas respostas, apenas confirmou o desgaste com o interlocutor e afirmou que o francês não virá mais ao Brasil na semana que vem.

A viagem de Valcke ao Brasil estava marcada há tempos. Contudo, o desgaste provocado pelas contundentes críticas feitas à preparação brasileira para sediar o Mundial de 2014 pegou mal.

Nelas, o secretário sugeriu que os responsáveis brasileiros pela Copa do Mundo deveriam levar um “pontapé no traseiro”. O fato causou a ira de Aldo Rebelo, que enviou cartas para a Fifa exigindo o afastamento de Valcke. 

A Fifa, por meio de seu presidente, Joseph Blatter, pediu desculpa também por carta, que foi aceita pelo governo brasileiro. No entanto, ficou sem respostas se a troca de interlocutor seria feita ou não. Nesta sexta-feira, Rebelo manteve o mistério.

  • Não sei o que pode acontecer. Ouvimos uma crítica com um vocabulário inadequado. Não sei o que a Fifa pensa sobre isso. Só sei que a viagem do Valcke ao Brasil não acontecerá mais. O governo pediu o seu afastamento em uma carta, mas veio um pedido de desculpa em outra. Acho que o que eu disse nas cartas é o suficiente.

A resposta de Rebelo, enigmática, fez a entrevista coletiva girar em torno do assunto. Cada vez que era pedido para adotar uma posição mais firme, o ministro desconversava.

Governo brasileiro aceita desculpa

Romário não descarta ‘impedir’ vinda de Valcke ao Brasil

  • As perguntas que vocês fazem sempre são claras, mas as respostas, quando envolve hipóteses, nem sempre podem ser.

Certeza mesmo é que Joseph Blatter estará no País na próxima semana e se reunirá com a presidente da República Dilma Rousseff. Do encontro, pode ser desvendado se Jérome Valcke continuará ou não sendo o interlocutor da Fifa com o governo brasileiro.

  • Não recebemos a data ainda da chegada do Blatter, mas ele vem na próxima semana. Vai ter uma audiência com a Dilma, para tratar de assuntos comuns para a realização de uma boa Copa. Um relatório recente da Fifa faz referências elogiosas aos estádios brasileiros. Podemos sofrer críticas, mas não podemos recepcionar formas inadequadas de vocabulário.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara de Três Lagoas promove debate sobre acessibilidade

Evento terá palestras e presença de autoridades para discutir direitos e desafios das pessoas com deficiência Na noite desta terça-feira (16), a acessibilidade será tema...

Lei institui campanha para conscientização sobre câncer de pulmão

Mês de agosto será dedicado a esclarecimentos sobre sintomas da doença Lei publicada nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União institui a campanha Agosto Branco, que anualmente...

Comitiva federal visita áreas de conflitos indígenas em MS

Agentes da Força Nacional são autorizados a atuar na região Integrantes da comitiva enviada pelo governo federal a Mato Grosso do Sul para mediar conflitos fundiários visitaram duas localidades...