23.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

Aldeia denuncia ao MPF casos de tortura após escolha de novo líder

Grupo de moradores da Aldeia Limão Verde, em Amambai, procurou o MPF (Ministério Público Federal) para denunciar o ca

27/01/2021 11h34
Por: Gabrielle Borges

Amambai (MS) – Em uma aldeia de Mato Grosso do Sul, a Limão Verde, localizada em Amambai, cidade que faz fronteira com o Paraguai, qualquer questionamento ao atual líder é recebido com torturas físicas e ameaças de morte. Esta semana o caso foi parar no MPF (Ministério Público Federal) em Ponta Porã.

De acordo com relatos de moradores, as situações de violência teriam começado no ano passado, quando a nova liderança indígena foi eleita. De lá para cá, os 3 mil índios que vivem na Limão Verde passaram a viver num clima de ‘tensão’.

Além do MPF, autoridades de Ponta Porã, e a Funai (Fundação Nacional do Índio) participaram da reunião realizada nessa segunda-feira. Segundo informações do Ponta Porã News, em 2020, quando tiveram início os relatos de torturas, foi realizada uma reunião com as lideranças da Limão Verde, juntamente com a Polícia Federal, para que os casos de violências cessassem.

No último dia 12 de janeiro, uma mulher de 29 anos procurou a delegacia de Polícia Civil de Amambai, após ter sido espancada por cinco pessoas e ser apontada como ‘bruxa’. Aos agentes, a vítima relatou que estava em casa, quando foi surpreendida pelo bando, formado por cinco mulheres e dois homens. Eles teriam chegado armados com martelo, facão e pedaço de madeira.

A reportagem feita pelo Jornal Midiamax entrou em contato com a Funai (Fundação Nacional do Índio) para saber quais providências estão sendo tomadas em relação às denúncia feitas pelos indígenas, entretanto, até o momento ninguém se manifestou.

Indígena mostra sinal de tortura. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Morador foi espancado na própria aldeia. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Tempo instável marca a véspera de Natal em Três Lagoas

Termômetros devem ficar nos 36°C, onde previsão indica tempo típico de verão com possibilidade de tempestades isoladas.

Morre o advogado três-lagoense Luiz Carlos de Castro Pinto

Filho do ex-prefeito Júlio Mário Abott de Castro Pinto e Nelly Castro Pinto, faleceu na manhã desta terça-feira, 23.

Músico transforma dor em música e escolhe Três Lagoas para recomeçar

Marcelo Serralva contou como uma agenda de trabalho se transformou em um capítulo definitivo de sua vida após a esposa sofrer um AVC Marcelo Serralva...