19.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de agosto, 2022

Akira recepciona deputados da Província de Okinawa

13/08/2013 – Atualizado em 13/08/2013

Deputado federal Akira Otsubo recepciona deputados da Província de Okinawa

O encontro teve o objetivo de estreitar as relações entre o Estado brasileiro e a província.

Por: Assessoria

O Deputado Federal Akira Otsubo (PMDB/MS) participou na manhã da última segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do sul, da recepção aos deputados japoneses da Província de Okinawa. O encontro teve o objetivo de estreitar as relações entre o Estado brasileiro e a província.

Durante o encontro, que aconteceu na presidência da Casa de Leis sul-mato-grossense, o presidente da Assembleia Legislativa de Okinawa, Kina Masaharu, ressaltou que o objetivo da estada em Mato Grosso do Sul é conhecer e avaliar a atual conjuntura dos imigrantes e descendentes da província de Okinawa radicados em Campo Grande e revigorar as relações de amizade entre o Estado brasileiro e a província. “Considerando os 105 anos da imigração no Brasil, gostaria de estreitar as relações culturais com Campo Grande”, afirmou.

Presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Nilton Kiyoshi Shirado, enfatizou que o governo de Okinawa continua se preocupando com os imigrantes. “É a sexta geração de descendentes e eles continuam se preocupando principalmente com a questão cultural”, completando que: “Estamos tentando resgatar nossa tradição para que essa cultura permaneça por séculos e séculos”.

A cultura de Okinawa está muito presente em Campo Grande, principalmente na culinária, que tem no sobá (um tipo de macarrão) o seu maior representante, na música e na dança.

Fazem parte da comitiva japonesa, além do presidente chefe da comitiva, Kina Masaharu, o deputado vice-chefe, Itosu Tomonori; e os também deputados Nakagawa Kyoki; Onaga Masatoshi; Teruya Taiga; Tamaki Mitsuru; Nishime Sumie; e Toguchi Osamu, além da equipe de assessores formada por Kayo Yasuaki; Inamine Koichiro; e Ikehara Kazuya.

Os japoneses estão em Campo Grande desde domingo (11/8), quando visitaram pontos turísticos de Campo Grande, como a Feira Central (Feirona). Hoje serão recebidos pelo governador André Puccinelli e assistirão uma apresentação audiovisual sobre o projeto do Aquário do Pantanal. Retornam ao Japão na manhã desta terla-feira.

Além de Otsubo, a comitiva foi recebida pela 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Dione Hashioka (PSDB), e os deputados estaduais Mara Caseiro (PTdoB), 3ª vice-presidente, Pedro Kemp (PT), 2º secretário, Paulo Corrêa (PR), Laerte Tetila (PT), Professor Rinaldo (PSDB), Osvane Ramos (PTdoB).

Deputado Akira recepciona deputados japoneses da Província de Okinawa.Foto: Assessoria

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido