16/11/2013 – Atualizado em 16/11/2013
Por: Assessoria
O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) participou ontem (14/11) da entrega pelo Governo do Estado de 315 instrumentos musicais, destinados para bandas e fanfarras de 16 escolas. A solenidade foi realizada na Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande (MS).
O programa de Fomento a Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, desenvolvido pela Fundação de Cultura (FCMS), entregou, nos últimos seis anos, 1.275 instrumentos musicais a 118 corporações musicais (entre bandas, fanfarras e orquestras) de municípios, escolas e entidades em quase todo o Estado. A meta é alcançar dois mil até o fim de 2014.
A entrega destina-se a dar um impulso na formação e manutenção de bandas marciais, fanfarras e orquestras no Estado, além de fortalecê-las como agentes culturais que proporcionam formação, capacitação e inclusão social, especialmente na população jovem.
De acordo com o governador Andre Puccinelli, mais 16 municípios irão receber os kits antes do ano letivo de 2014 e posteriormente mais sete outros, totalizando na atual gestão, mais de dois mil instrumentos para a formação de bandas e fanfarras nas escolas. “É uma maneira de fazer com que nossas escolas, através das bandas e fanfarras, possam criar vocações e formar músicos da melhor qualidade no teclado, nos instrumentos de sopro, exprimindo a arte ensinada”, enfatizou o governador.
Segundo o deputado federal Akira Otsubo, “ao proporcionar o acesso à música, o Governo do Estado abre novas perspectivas para os estudantes e contribui para que os alunos incorporem o conhecimento musical em outras disciplinas. A música incentiva a matemática, a lógica, aprimora os sentidos, a percepção, além de ajudar na concentração. Estas são ferramentas importantes na proposta pedagógica de qualquer escola”.
No evento de ontem foram contempladas as escolas estaduais: Armando de Oliveira, 11 de Outubro, Amélio de Carvalho Baís, Dolor Ferreira de Andrade, Hércules Maymone, José Antônio Pereira, José Mamede de Aquino, José Maria Hugo Rodrigues, Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, Olinda Conceição Teixeira Bacha, padre José Scampini, Profª. Célia Maria Naglis, Maria de Lourdes Toledo Areias, Profª Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, Teotônio Vilela e a sociedade educacional, Juliano Varela.



