27/09/2013 – Atualizado em 27/09/2013
Parques aquícolas que aumentam em 30% produção de pescado no Estado
Por: Assessoria
O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) participou na tarde de hoje (27/09) da solenidade de entrega dos certificados de cessão de uso de áreas em cinco parques aquícolas localizados no município de Aparecida do Taboado, no reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. A entrega foi feita em Campo Grande pelo Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Marcelo Crivella, com a presença do governador André Puccinelli.
Ao todo foram concedidos 61 certificados relacionados à piscicultura, dos quais 50 não-onerosos, destinados à aquicultura familiar, e 11 onerosos, de caráter empresarial. A área de produção de pescado, em gaiolas (tanques rede) abrangerá 90 hectares de lâmina d’água. Os produtores devem se dedicar ao cultivo de espécies como tilápia, piracanjuba, pintado, cachara, pacu e tambacu.
As novas áreas aquícolas – de Rio Grande, Córrego Santa Quitéria, Rio do Pântano, Brejo Comprido e Ribeirão Formoso – devem gerar 300 empregos diretos e indiretos. As áreas foram licitadas mediante os editais públicos 20 e 21 do MPA, lançados no dia 8 de agosto e republicados no dia 16 do mês passado. A cessão das áreas será válida por um período de 20 anos. O resultado foi conhecido ontem (25).
Com a entrada em atividade dos empreendimentos, a produção estadual de pescado terá condições de ser ampliada em 16,9 mil toneladas por ano. Em 2011, a produção aquícola do estado atingiu 48,7 mil toneladas, conforme o boletim estatístico recentemente divulgado pelo MPA, sendo que naquele ano a pesca extrativa no Estado foi responsável por apenas 5,2 mil toneladas.

-
Content section component
-
-
-