26.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 23 de outubro, 2025

AIEA pretende resolver “questões substantivas” no Irã

Internacional – 23/01/2012 – 16:01

A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou na segunda-feira os planos de uma visita ao Irã entre 29 e 31 de janeiro e disse que seu principal objetivo é “resolver todas as questões substantivas pendentes”, referindo-se à suspeita de que o programa iraniano de energia atômica tenha dimensões militares.

Uma equipe sênior da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deverá buscar explicações nas conversações em Teerã para as informações da inteligência indicando que o Irã tem tentado pesquisar e desenvolver armas nucleares relevantes, afirmam diplomatas.

A missão da AIEA será liderada pelo vice-diretor geral Herman Nackaerts, chefe mundial das inspeções para salvaguardas nucleares, e incluirá Rafael Grossi, o diretor geral assistente para política.

“A equipe da agência vai ao Irã com um espírito construtivo e confiamos de que o Irã trabalhará conosco nesse mesmo espírito”, disse em um comunicado Yukiya Amano, diretor geral da agência que tem sede em Viena.

“O objetivo geral da AIEA é resolver todas as questões substantivas pendentes”, acrescentou o comunicado da AIEA, confirmando pela primeira vez a data da visita.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Duas mulheres morrem em colisão entre motocicleta e ônibus no Mais Parque

Tragédia no trânsito local; vítimas estavam em uma Biz e circunstâncias do acidente ainda são apuradas Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Enem 2025: Locais de prova já podem ser consultados

Inep libera o Cartão de Confirmação com informações sobre local, horário e número de inscrição O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira...

Atenção: número do setor de Manutenção Predial da Prefeitura de Três Lagoas foi clonado

Município orienta população a não responder mensagens, bloquear o contato e evitar links suspeitos enviados pelo número falso