25.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Agepen garante a operacionalização de mais 90 vagas no estabelecimento penal de Jardim

28/07/2015 – Atualizado em 28/07/2015

Por: Assessoria de Imprensa

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou nesta segunda-feira (27) a operacionalização de 90 novas vagas construídas no Estabelecimento Penal “Máximo Romero”, em Jardim. Com a ativação do novo pavilhão o presídio teve sua capacidade aumentada em 375%, saltando de 24 vagas para 114.

A construção das novas celas foi realizada pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e da Agepen, em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal e Conselho da Comunidade de Jardim.

O espaço foi inaugurado em dezembro do ano passado, porém, por questões operacionais, ainda não havia sido utilizado para o alojamento dos internos. O novo pavilhão possui 10 celas e conta também com uma sala de aula e uma sala para o setor de trabalho, reforçando as atividades de ressocialização na unidade prisional.

Durante a solenidade de operacionalização, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destacou a necessidade quanto a disponibilização dessas novas vagas, devido à superlotação no EPMR. Segundo ele, a falta de servidores no quadro funcional vinha dificultando a operacionalização do local, “o que foi possível graças ao empenho da equipe de agentes penitenciários e direção do presídio, no sentido de equalizar o problema”.

Stropa destacou, ainda, o somatório de esforços dos demais entes públicos e da sociedade para a construção das novas celas. “A Agepen é essa conjugação de esforços, o que se consolidou aqui nesse presídio desde a construção destes espaços à sua efetiva operacionalização”, afirmou em discurso.

De acordo com o diretor do EPMR, Creone da Conceição Batista, o novo pavilhão está sendo destinado aos reeducandos de melhor comportamento, principalmente aos que trabalham e estudam na unidade penal.

O interno Sydney Espinosa, 32 anos, é um deles. Já alojado na nova cela, ele conta que está no presídio há cerca de seis meses e atualmente está estudando na oitava série do Ensino Fundamental. O detento revelou estar muito satisfeito. “Demonstra a preocupação das autoridades em proporcionar mais dignidade ao nosso cumprimento de pena”, disse.

Outra novidade efetivada durante a solenidade foi o lançamento do projeto que irá permitir que internos do estabelecimento prisional trabalhem na confecção de blocos de cimento a serem utilizados no calçamento de espaços públicos, graças a convênio firmado entre a Agepen e a Prefeitura Municipal de Jardim.

Conforme o termo de cooperação mútua, seis internos irão trabalhar na produção, com direito à remição de pena e recebimento mensal de ¾ do salário mínimo vigente.

Também participaram do evento o prefeito de Jardim, Erney Cunha; o secretário de Governo do Município, Antônio Carlos Romeiro; o presidente da Câmara de Vereadores de Jardim, Sergio Henrique Sá Braga; o presidente da Câmara de Vereadores de Guia Lopes da Laguna, Ademir Souza; o juiz da Execução Penal da Comarca, Idail Toni Filho; o promotor de Justiça Alan Prado; a defensora pública Andréia Pereira; o diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Régis; o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Gilson Martins; o comandante da Polícia Militar em Jardim, major Adriano; o comandante do Corpo de Bombeiros em Jardim, major Trindade, o presidente do Conselho da Comunidade local, José Gregório Barros e o presidente da OAB em Jardim, James Couto, entre outros.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.