Economia – 07/10/2012 – 07:10
A Estação de Medição e Redução de Pressão que irá atender a Siderúrgica Três Lagoas (Sitrel), instalada em Três Lagoas, já está concluída. A Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS) inaugurou na última semana as instalações, que ficam na BR-158, no sentido Brasilândia, em evento com a presença de autoridades, dos responsáveis pela obra e da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), responsável pela regulação e fiscalização da distribuição do gás canalizado no Estado.
O ramal que atenderá a Sitrel tem 18 km de extensão e pressão de fornecimento de 7,00 kgf/cm² (quilograma força). O consumo inicial da indústria siderúrgica será, em média, de 12.108 m³/dia (2012) chegando a atingir 63.500m³/dia em 2016.
A execução desse ramal teve a participação financeira da Sitrel, o que foi possível de acordo com o que está regulamentado na Portaria Agepan nº 79, de 07/12/2010, que trata da participação financeira de terceiros, interessados na compra de gás natural para efetivação de pedido de ligação ao sistema de distribuição de gás natural canalizado.
A portaria da Agepan também prevê que a distribuidora MSGÁS deverá enviar relatório de implantação do projeto, com a descrição dos serviços realizados e os investimentos efetuados, e que a obra e os valores apresentados serão fiscalizados e auditados posteriormente pela agência reguladora.
A Estação recebeu o nome de Engenheira Analice Barbosa Cavalcante Rangel, em homenagem à ex-funcionária da MSGÁS que faleceu em setembro de 2010.
A indústria Sitrel foi instalada em Mato Grosso do Sul com incentivos fiscais do governo estadual, por meio do Programa MS Empreendedor. Prevista para operar a partir de 2012, a unidade vai fazer a fabricação de aço, agregando valor ao minério de ferro produzido em Mato Grosso do Sul.
Fonte: MS Noticias