24/02/2017 – Atualizado em 24/02/2017
Por: Rayani Santa Cruz
Os Agentes Comunitários de Saúde de Três Lagoas, irão retomar as atividades por 40 horas semanais, cumprindo 8 horas diárias, como era previsto no edital do concurso. O fato não agradou aos servidores e alguns até demonstraram certo descontentamento após a determinação.
Foi por um decreto de N° 231, de 24 de outubro de 2013, assinado pela ex prefeita Márcia Moura, que o expediente foi reduzido para 6 horas diárias. Na ocasião foi elencado como justificativa, a diminuição dos repasses federais, férias escolares e o horário de verão.
Ainda no documento foi afirmado o alto custo das atividades durante o período de verão, principalmente no horário vespertino, que segundo o decreto tinha baixa procura da população.
Dentre os artigos, o primeiro dispunha sobre os serviços de diversos setores que seriam cumpridos das 07h às 13h. Onde também foi descrito em parágrafo único que os efeitos do decreto não seria apropriado em setores que por sua natureza, especificidade e importância, não poderiam sofrer redução de funcionamento.
Com isso muitos servidores passaram a trabalhar por apenas 6 horas diárias, cumprindo 30 horas semanais, inclusive os Agentes Comunitários de Saúde.
Em contrapartida a atual gestão municipal, está cobrando que os 75 agentes comunitários de saúde, assim como os 39 agentes de endemias, voltem a trabalhar as 40 horas de segunda a sexta, haja vista, o período chuvoso com risco de epidemias de dengue e outras doenças transmitidas por vetores.
Ainda como justificativa o setor municipal alegou que existem várias áreas e perímetros descobertos e que necessitam de atendimento neste período de risco.
O Levantamento de Índice Rápido do Aedes- LIRA, deve começar a ser realizado na primeira quinzena do mês de março, sendo necessária a mão de obra dos agentes.
Concurso
Segundo informações da Prefeitura 12 agentes aprovados no último concurso deverão ser chamados para tomar posse.
