30.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Açúcar em excesso pode causar diabetes, Alzheimer e até câncer

29/06/2014 – Atualizado em 29/06/2014

Por: R7 / Correio do Estado

Consumir açúcar em excesso pode estar ligado ao surgimento de diversas doenças crônicas e degenerativas, segunda a nutricionista Ana Paula Camargo do do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual). O excesso de açúcar pode ser tão prejudicial quanto abusar na bebida alcoólica.

Segundo a especialista, o açúcar é responsável pelo envelhecimento das células, causando doenças como diabetes, obesidade, câncer e até o Alzheimer.

― A sacarose também é um dos grandes responsáveis pela esteatose hepática, doença que atinge dois em cada oito pacientes que atendo. Geralmente, isso acontece por causa do consumo excessivo de álcool.

A especialista afirma que as pessoas devem se atentar não somente ao açúcar que adicionam às refeições, mas também aos produtos industrializados que já vem adoçados, como biscoitos, refrigerantes e sorvetes.

― Da mesma forma que o sal e a gordura estão escondidos nas fórmulas dos produtos industrializados, o açúcar também está. Devemos sempre dar preferência aos produtos naturais.

De acordo com Ana Paula, o ideal é substituir o produto por adoçantes naturais encontrados nas frutas, mel, ou mesmo o açúcar mascavo, que, por não ser refinado, mantém seus nutrientes.

― Desde que consumido moderadamente, o adoçante não faz mal à saúde. O ideal é reduzir ou substituir a quantidade diária de açúcar para que, com o tempo, o organismo não sinta a necessidade do doce.

Foto: Ilustração

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples

Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais

Folião deve estar atento principalmente em aplicativos de encontros

Estudo mostra impacto de vídeos curtos no desenvolvimento infantil

Pesquisadoras alertam para comportamento de dependência