34.8 C
Três Lagoas
sábado, 1 de novembro, 2025

Acordo entre USP e Marinha cria curso de engenharia nuclear em Iperó

Educação – 10/05/2012 – 11:05

Prédio será erguido no terreno do Centro Experimental Aramar.

Professores e alunos poderão usar instalações da Marinha.

Uma parceria entre a USP e a Marinha do Brasil vai criar em Iperó (SP) um curso inédito na região: o de engenharia nuclear.

O prédio que vai abrigar o novo curso será erguido em uma área cedida pela Marinha, dentro do Centro Experimental Aramar, instalado na cidade. A previsão é que salas de aula, bibliotecas e laboratórios fiquem prontos já no ano que vem.

Pelo acordo, professores e alunos poderão utilizar laboratórios e outras instalações que pertencem à Marinha Brasileira.

A USP vai oferecer 60 vagas no vestibular, que ainda não tem data marcada. No dia 16 de maio, em São Paulo, a universidade e a Marinha devem assinar o convênio para a doação da área em Aramar.

O curso faz parte dos investimentos no projeto de construção do primeiro submarino nuclear do país, que recebeu um dos maiores orçamentos dos últimos anos.

O Brasil quer se inserir num seleto grupo de países que possuem submarinos movidos a energia nuclear. Atualmente, só cinco países têm esse tipo de aparelho: Estados Unidos, França, China, Rússia e Inglaterra.

Aramar recebeu uma verba de R$ 284 milhões para 2012. Parte deste orçamento está sendo usado no treinamento de militares para operar o submarino e na compra de simuladores importados da França.

O projeto brasileiro de construir um submarino movido a energia nuclear começou a ser desenvolvido na década de 80. Durante anos o projeto sofreu com a falta de dinheiro e os planos foram adiados. Agora, a previsão é que o submarino fique pronto em 2025.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prêmio de Inovação fortalece o serviço público fomentando soluções criativas e sustentáveis

As inscrições deste ano bateram recorde histórico desde a primeira edição, em 2016, com um crescimento expressivo em relação aos 185 trabalhos apresentados no ano passado. 

Motociclista fica ferida após motorista ignorar sinal de “PARE” no Interlagos

Mulher sofreu escoriações e foi socorrida por equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros, onde motorista teria invadido a via preferencial.

Homem com tornozeleira eletrônica é flagrado pilotando moto com criança sem capacete em Três Lagoas

Condutor não possuía CNH e tentou disfarçar ao perceber a presença da viatura, onde motocicleta foi apreendida pela Polícia Militar.