23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 27 de junho, 2022

Ações de educação ambiental começam no berço

Cultura – 10/07/2012 – 13:07

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve durante o ano projetos de conscientização ambiental. São iniciativas de diferentes segmentos que vão desde o reaproveitamento de material reciclável até a doação de mudas de árvores, caso do projeto“Crescendo com a natureza”, firmado com o Hospital Unimed, desde 2007, em que são doadas mudas recém-nascidas e certificado de “Amigo da Natureza” em nome da criança, entregues aos pais.

De acordo com informações da Secretaria, os pais são orientados sobre o plantio “e que dediquem à planta o mesmo carinho dedicado ao filho”, comenta a diretora do Departamento de Preservação e Licenciamento Ambiental, Ana Paula Mendes Lima.

A mãe da pequena Maria Eduarda , que irá completar 11 meses, este mês , a bióloga Erli de Souza Bento, de 31 anos, é uma das participantes deste projeto. “Acho muito interessante, fiquei surpresa ao ser procurada pela equipe da Secretaria e feliz com a iniciativa deles. Até o certificado já veio com o nome da minha filha”, comenta.

Devido à afinidade com sua profissão, Erli disse ter gosto pela planta escolhida, uma muda de Jacarandá, “Acho bonita e cuidaremos bem dela, é como se fosse outro nascimento. Vou ensinar minha filha a cuidar dela de modo especial”, acrescenta.

O Jacarandá é uma árvore de porte médio, que pode atingir 15 metros de altura, tem flores azuis ou roxas e possui fruto lenhoso que surge em outono.

A muda recebida pelos pais de Maria Eduarda, Erli e Luciano, já foi plantada e recebe cuidados. “Plantamos a árvore em um sítio da família e está crescendo bem cuidada”, declara.

Além dos benefícios à natureza, Erli comentou sobre o fato de iniciativas como esta influenciarem positivamente na educação ambiental das pessoas. “Não são apenas as crianças que nascem que vão passar a entender a importância da natureza e cuidar da fauna e da flora, mas também os pais que passam a ver o quanto é importante educar seus filhos e a si mesmo no que diz respeito ao meio ambiente”, salienta a bióloga.

OUTRAS AÇÕES

Entre outras ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão o Ecoponto e a Casa Sustentável.

O projeto “Ecoponto” dá destino ambientalmente adequado aos pneus inservíveis em Três Lagoas. Estes pneus são encaminhados para uma fábrica de cimento, de acordo com os procedimentos da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).A empresa de Campo Grande, responsável pelo reaproveitamento, utiliza o aço dos pneus na fabricação de novos e o que sobra é picado e levado para indústrias de cimento nas cidades de Bodoquena (MS) e Nobres (MT) para alimentação de caldeiras.

O Projeto “Casa Sustentável”é iniciativa da empresa Eldorado Celulose e Papel e tem como parceiras a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Meio Ambiente, CR Recicladora, Rotary, e estabelecimentos privados e estaduais. O objetivo é a sensibilização ambiental da comunidade para desenvolvimento de ações sustentáveis e de melhoria da qualidade de vida, por meio da reciclagem de lixo e reciclagem de óleo usado de cozinha.

Fonte: Com informações da assessoria de comunicação / Divulgação

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido