21.1 C
Três Lagoas
sábado, 30 de agosto, 2025

Ação da construção civil beneficia 7 mil trabalhadores

Geral – 24/02/2012 – 18:02

Em continuidade ao Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Construção Civil, promovido pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou inspeções, de 13 a 16 de fevereiro, nos canteiros de obras e alojamentos de trabalhadores contratados pela empresa Eldorado Brasil Celulose e Papel, na região de Três Lagoas.

As diligências foram realizadas em alojamentos de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e Ilha Solteira e Itapura, municípios vizinhos localizados no Estado de São Paulo, e nos canteiros de construção da indústria Eldorado. A ação beneficiou os cerca de 7 mil trabalhadores empregados nessa fase da construção. Em razão da dimensão da obra e grande quantidade de alojamentos, a força-tarefa se restringiu a este empreendimento.

A procuradora do Trabalho Ana Raquel Bueno de Moraes e os peritos em engenharia e segurança do trabalho do MPT visitaram 35 alojamentos, dos quais, 13 foram efetivamente inspecionados, entre repúblicas e pousadas. Foram encontradas irregularidades nos alojamentos, como higienização precária em alguns locais, quantidade de copos descartáveis insuficiente, banheiros insuficientes ou chuveiros sem porta, beliches sem proteção lateral e alguns quartos com número de armários insuficiente.

Na obra, foram averiguadas irregularidades relacionadas à segurança dos trabalhadores, como alguns andaimes inadequados, vergalhões desprotegidos, higienização precária em algumas instalações sanitárias e deficiências na sinalização de segurança. Atualmente, 39 empresas contratadas atuam na obra da Eldorado, que está na fase de construção das instalações e equipamentos das indústrias e do sistema de tratamento de esgoto. A obra tem previsão de término para novembro.

Conforme esclarece a procuradora do Trabalho Ana Raquel, a ação teve o objetivo de averiguar a conformidade do empreendimento às normas regulamentadores que tratam das condições e do meio ambiente de trabalho na construção civil. O objetivo dessas forças-tarefas promovidas pelo MPT é fiscalizar as condições de trabalho a que estão submetidos os trabalhadores e atuar de forma preventiva para conscientizar os empregadores e garantir a melhoria das condições de conforto e segurança dos trabalhadores.

Para sanar as irregularidades verificadas durante a força-tarefa, as empresas serão chamadas para tentativa de assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) perante o MPT.

Na última ação da construção civil no Estado, em dezembro do ano passado, cerca de dois mil trabalhadores foram alcançados pela força-tarefa. Desde 2009, o MPT desenvolve ações em todo o país por causa do aumento do número de acidentes de trabalho no setor.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretaria de Saúde lança programação do “Setembro Amarelo” com foco na valorização da vida

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou uma programação especial para debater um tema de extrema importância: saúde...

Governo de MS suplementa R$ 48,2 milhões; maior parte é destinada ao Fundo Especial de Saúde

Destinação do valor suplementado é para investimento na saúde regionalizada de MS O Governo de Mato Grosso do Sul suplementou R$ 48,2 milhões com o maior valor...

Boletim Epidemiológico: MS registra 7.928 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.446 casos prováveis de Dengue, sendo 7.928 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...