21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Ação contra ex-prefeito apreende mala de dinheiro em Maracaju (MS)

Mala com dinheiro e cheques está entre os materiais apreendidos ontem (22), durante a Operação Dark Money, deflagrada pelo Dracco (Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado), da Polícia Civil, em Maracaju.

A operação investiga desvio de pelo menos R$ 23 milhões em dinheiro público através de conta bancária “fantasma” utilizada em 2019 e 2020, os dois últimos anos da administração do ex-prefeito Maurílio Azambuja (MDB).

O médico de 73 anos de idade, que já foi prefeito de Maracaju por três mandatos, é uma das sete pessoas que tiveram a prisão temporária decretada.

Equipes do Dracco e de outras delegacias da Polícia Civil estiveram na casa dele, no centro de Maracaju, mas Maurílio não foi localizado. Por enquanto, é considerado foragido.

Estão presos, o ex-secretário de Finanças Lenilso Carvalho Antunes, a também ex-secretária Daiana Cristina Kuhn, Iasmin Cristaldo Cardoso, Pedro Everson Amaral Pinto, Fernando Martinelli Sartori e Moisés Freitas Victor.

Moisés Freitas Victor (de bermuda), um dos presos. (Foto: Divulgação)

Lenilso foi preso em Umuarama (PR) por policiais paranaenses. Em Mato Grosso do Sul, além de Maracaju, as ações ocorrem em Corumbá, Ponta Porã e Campo Grande e envolvem 60 policiais civis. Além dos sete mandados de prisão, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e confisco de bens dos envolvidos.

Segundo o Dracco, pelo menos 600 lâminas de cheque de uma conta bancária de fachada, que não passava por órgãos de controle interno e externo do município, foram emitidas para pagamento destinado à empresas sem qualquer lastro jurídico para amparar os pagamentos. O valor total supera os R$ 23 milhões.

O dinheiro era desviado da conta para as empresas, sem emissão de notas fiscais e sem o empenho de despesas, “operações legais que devem ser observadas pelos entes públicos”, segundo a polícia.

A delegada Ana Cláudia Medina, chefe do Dracco, comanda a operação. Ela está na delegacia da Polícia Civil, em Maracaju, e vai conceder entrevista coletiva ainda nesta manhã para falar da operação.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...