20.3 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Abertura da canalização já resultou no aumento de 1 metro no nível da primeira lagoa

Três Lagoas (MS) Aberta na última sexta-feira (11), a canalização construída entre a Primeira e a Segunda Lagoa já está mostrando resultados e em poucos dias o nível de água da primeira lagoa – Lagoa Menor – subiu cerca de 1 metro, e a expectativa é que aumente ainda mais nos próximos dias.

O mecanismo foi desenvolvido com o objetivo de salvar a Primeira Lagoa que nos últimos anos vinha apresentando uma redução considerável no volume de água, correndo o risco, inclusive, de secar.

O Prefeito Angelo Guerreiro solicitou que as Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura realizassem o monitoramento do nível da lagoa desde o final de 2021, e foi possível observar que mesmo com as chuvas de janeiro e fevereiro, o acréscimo do nível da Lagoa Menor foi baixo e ao contrário do que acontecia com as demais lagoas, continuava perdendo centímetros de lâmina de água dia após dia.

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Adriano Barreto, explicou que com o início da operação do canal com o sistema de comporta para controle e com as chuvas do fim de semana, já foi possível obter um visual melhora no nível da Lagoa menor, elevando seu nível em 1 metro em relação ao nível antes da operação.

A expectativa é que este equilíbrio entre as Lagoas continue ocorrendo com o nível da Lagoa menor subindo ainda mais pelo menos 60 a 70cm. Totalizando 1,60 a 1,70m de acréscimo

Adriano destacou que esta foi uma escolha assertiva da gestão, pois agora a lagoa menor passa a ter um fôlego para suportar o período de estiagem que pode ser longo como em anos anteriores.

Informações Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Coragem é o primeiro passo”, afirma Evalda Reis em campanha do Agosto Lilás

Com apoio da Procuradoria da Mulher, Câmara promove campanha com foco em educação, prevenção e escuta ativa das vítimas

Indivíduo é preso em flagrante após perseguir e ameaçar ex-companheira

Após mais de 95 ligações em um único dia, agressor foi localizado pela Polícia Civil dentro de supermercado e segue sob custódia

Homem sofre parada cardíca e morre em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros

Vítima de câncer pulmonar foi levada por familiares em busca de socorro, mas não resistiu apesar das tentativas de reanimação