16 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de maio, 2025

Abertas as inscrições para a 20ª Olimpíada de Matemática em escolas

Escolas terão até 17 de março para cadastrar alunos; provas estão previstas para junho

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada abriu as inscrições para a 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelas escolas no portal do certame, até 17 de março. Instituições públicas e privadas de ensino fundamental e médio podem participar do evento, que envolve mais de 18 milhões de estudantes anualmente.

A competição é composta por duas fases: a primeira, com uma prova objetiva, será realizada em 3 de junho, e a segunda, com uma prova discursiva, ocorrerá em 25 de outubro.

Os estudantes classificados para a segunda fase serão anunciados em 1º de agosto, enquanto os premiados terão seus nomes divulgados em 22 de dezembro. A olimpíada distribui 8.450 medalhas nacionais e 20,5 mil estaduais, além de promover o Programa de Iniciação Científica Jr., que oferece uma bolsa de R$ 300 para alunos de escolas públicas premiados.

A edição de 2025 marca os 20 anos da OBMEP, que já ajudou a identificar talentos matemáticos e a fomentar o acesso ao conhecimento no país. “A Obmep tem o papel de transformar a vida de estudantes e professores”, afirmou Marcelo Viana, diretor-geral do instituto.

Além das medalhas, professores também serão premiados com medalhas de ouro e poderão concorrer a viagens para eventos relacionados à competição.

(*) Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Asfalto cede e “engole” caminhão em rua do Jardim Alvorada

Bitrem afundou durante manobra, onde cena impressionou moradores.

Motorista avança sinalização e causa capotamento violento no Jardim Primaveril

Câmeras de monitoramento registraram colisão entre Fiesta e Golf durante a tarde desta quarta-feira, 30.

Ex-agente penitenciário e amante são condenados à mais de 25 anos por matar assassinar mulher em 2011

Edgard Lopes Cardoso e Sandra Mara dos Santos receberam penas de 16 e 12 anos de prisão, onde a justiça reconheceu o crime premeditado por motivo torpe e sem chance de defesa para a vítima.