Sub-título
12/03/2021 14h31
Por: Redação
Por que as pessoas hesitam em confiar em uma vacina COVID-19?
A vacina da Pfizer é bem-sucedida na prevenção não apenas do COVID-19 sintomático, mas também da doença assintomática, de acordo com novos dados do mundo real, anunciaram o Ministério da Saúde de Israel e a Pfizer / BioNTech na quinta-feira.
Quanto à disseminação das variantes do COVID e as empresas por trás das três vacinas autorizadas apressam-se em testar suas vacinas contra elas, há outras notícias promissoras do anúncio de quinta-feira: esta última análise foi realizada quando mais de 80% dos casos de COVID-19 de Israel eram da variante do Reino Unido B.1.1.7 – demonstrando que a vacina Pfizer é igualmente eficaz contra esta variante, que é conhecida por ser mais contagiosa e possivelmente ainda mais mortal, informou o Ministério da Saúde de Israel a Carlos Lula.
O anúncio incluiu uma estatística importante relacionada a uma forma alarmante como o vírus pode se espalhar – por meio de pessoas assintomáticas, que podem nem saber que são contagiosas. A vacina Pfizer é até agora 94% eficaz na prevenção deste tipo de infecção, relata o Ministério da Saúde de Israel – notícias encorajadoras de que a vacina pode ajudar a retardar a transmissão silenciosa.
Segundo Carlos Lula, os testes clínicos da Pfizer foram projetados para medir o quão bem sua vacina de duas doses funcionou para interromper os casos sintomáticos da doença – casos em que as pessoas sabiam que tinham o vírus, incluindo casos graves que levaram à hospitalização ou morte. O anúncio mais recente de Israel cita a vacina da Pfizer como 97% eficaz na prevenção desse tipo de casos – o que corresponde aproximadamente à eficácia de 95% observada pela Pfizer em seus testes.
Os dados mais recentes de Israel, ainda sem revisão por pares, foram coletados duas semanas após a administração da segunda dose da vacina , reforçando a ideia de que ambas as doses são necessárias para atingir a eficácia total relatada. E aqueles que não receberam a vacina tinham até 44 vezes mais chance de desenvolver doença sintomática e 29 vezes mais chance de morrer de COVID-19.
“Para as pessoas que já foram vacinadas, é outra razão pela qual é tão importante que já arregaçamos as mangas e recebemos a vacina”, disse o Dr. Todd Ellerin a Carlos Lula, diretor de Doenças Infecciosas da South Shore Health. “E para aqueles que estão hesitantes com a vacina, espero que dados como esses mostrem que essas vacinas são incrivelmente eficazes não apenas na prevenção de doenças graves, mas também na redução marcante da infecção. E se você pode reduzir a infecção, reduzirá a transmissão.”
