28.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

A rotina do Guaicurus fora de campo: Rugby e seus valores na formação de caráter

25/10/2016 – Atualizado em 25/10/2016

Além do desempenho em campo, o clube apresenta outra forma que o esporte também é campeão.

Por: Karime Marques

O Guaicurus Três Lagoas Rugby Clube entende bem a respeito do valor do Rugby na formação de caráter, já que este desempenha papel importante na vida de jovens da cidade. O clube realiza projetos em algumas igrejas e demais núcleos para incentivar as crianças e adolescentes a conhecerem o Rugby. Assim como foi com os jovens da Igreja Luterana, ensinando principalmente os princípios deste esporte.

“O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de uma forma que poucas outras coisas conseguem. Ele fala aos jovens uma linguagem que eles compreendem.” Nelson Mandela.

Nelson Mandela usou o esporte para unir uma África do Sul dividida entre negros e brancos. Uma nação que, durante 50 anos viveu sob o regime chamado apartheid – que os separava – estava unida em ocasião da Copa do Mundo de Rugby. União esta, que impulsionou a África do Sul a ganhar da favorita Nova Zelândia em 1995.

O Rugby é um esporte de contato, que exige muito do atleta, mas as exigências primordiais para se tornar um Rugbier são os 5 princípios do Rugby: Paixão, Disciplina, Integridade, Solidariedade e Respeito. Tais princípios preparam o jogador para o campo e também para a vida.

Além de um clube, é isto que o Guaicurus tem como meta, transmitir aos futuros adultos ensinamentos como trabalhar em conjunto, que ocasiona um try (ponto do Rugby), mérito de toda a equipe. O tamanho do adversário se torna pequeno diante do tamanho da sua vontade de ganhar. Após uma partida, ambas as equipes se reúnem para uma confraternização, demonstrando que o adversário não é seu inimigo, e que o respeito se aplica da mesma forma com o companheiro de equipe e com o oponente.

O Rugby é motivacional, um ótimo educador na formação de caráter, onde se aprende que a vitória não está no placar, mas sim na superação, no desempenho dentro de campo, no conhecimento adquirido, na consciência de ter vencido a própria fraqueza. Este esporte ensina que você é capaz de fazer tudo, correr, atacar, defender, derrubar, cair levantar, menos ficar parado, o esporte descobre dentro de você um legitimo campeão escondido, é o Rugby que te escolhe, ele te seduz, te encanta, prepara para a vida.

Na vida há duas escolhas quando é derrubado: procurar quem te derrubou, ou levantar e continuar lutando. Durante o percurso há fadiga ao correr para alcançar o alvo, mas haverá sempre um apoio, esse apoio te fará chegar ao seu objetivo, assim é no Rugby! A linha do try no Rugby é aquele resultado de trabalho bem feito, é gratidão pela recíproca entre os demais. Não é mera coincidência o Rugby ser tão parecido com a vida.

Para quem deseja conhecer mais sobre o esporte, os treinos são realizados sob o treinamento de Danilo, mais conhecido como Mestre Splinter, na terça-feira, às 22h00 na Lagoa Maior, na Avenida Aldair Rosa de Oliveira com a Rua Paranaíba, quinta-feira às 20h30h no mesmo local e aos domingos às 15h30 no Estádio Adem, esquina com a linha do trem na Avenida Filinto Muller. Para os jovens abaixo de 19 anos há treinos em outros horários, terça e quinta-feira às 16h30, na Lagoa Maior, ao lado do Poliesportivo da lagoa e sexta-feira 16h30, na Lagoa Maior, ao lado da pista de skate.

O Rugby é um manual prático que ensina como vencer os obstáculos, ora, impostos pela vida.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Programa de Compliance fortalece gestão e controle interno na Secretaria de Saúde de MS

Iniciativa implantada em 2024 incorpora mapeamento contínuo de riscos e normas de integridade à rotina administrativa da SES Prestes a completar dois anos de implantação,...

Mato Grosso do Sul registra 150 mortes em rodovias federais em 2025, aponta Guia CNT

Estado teve 1.653 acidentes no ano e índice de fatalidade acima da média nacional BR-163 concentra maior número de ocorrências e óbitos Mato Grosso do...

Vacinação contra dengue começa para profissionais da atenção primária do SUS

Campanha prevê imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente com vacina brasileira de dose única desenvolvida pelo Butantan A vacinação contra a dengue...