28/05/2018 13h01
“A prefeitura de Três Lagoas tem a situação controlada”, diz Secretário de Administração
Por: Deyvid Santos
Em uma coletiva de imprensa realizada na Prefeitura Municipal de Três Lagoas na manhã desta segunda-feira (28), o Secretário de Administração, Gilmar Araújo Tabone, o assessor Jurídico Luiz Henrique Gusmão, e o Secretário Municipal de Finanças, Receita e Controle, Cassiano Rojas Maia, informaram que estão monitorando o tempo inteiro a situação e de que os serviços da prefeitura seguem normalizados. Na saúde estão sendo atendidos os casos de remoções e casos mais graves. Na educação a situação ainda está normalizada e continua tendo aula normalmente. A assistência social também segue com o funcionamento normal.
“Hoje, logo pela manhã, nos reunimos todos os secretários e tratamos do assunto juntamente com o prefeito. Temos uma situação totalmente monitorada, apesar de sabermos do movimento grande e esperamos que se resolva. Entretanto, esse impasse não está em nossas mãos e a gente tem trabalhado monitorando o tempo inteiro a situação”, disse Tabone.
Tabone ainda afirmou que a prefeitura irá aguardar uma decisão dos caminhoneiros de continuarem ou não com a greve para uma nova reunião. Em relação às viaturas oficiais, o secretário informou que o sistema de abastecimento dos veículos da frota municipal é feito através do posto municipal, que continua normalmente abastecendo ambulâncias e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). “Nós já tínhamos um pequeno estoque, mas o nosso procurador conseguiu na sexta-feira que um caminhão que trazia combustível para esse abastecimento chegasse até o destino. Nós temos combustível para abastecer normalmente a saúde do município”.
Já na questão da educação, o que preocupa a prefeitura é a falta do gás de cozinha na cidade. “Nós já estamos monitorando e temos um estoque para trabalhar durante um período. Então nós estaremos avaliando amanhã novamente e caso nós não estejamos recebendo nenhum tipo de insumo para trabalhar, então poderemos ter a paralisação das aulas ou de outros órgãos da prefeitura”, disse o secretário de administração.
O Secretário Municipal de Finanças, Receita e Controle, Cassiano Rojas Maia, afirmou que não se tem uma diminuição de arrecadação no município e que o próprio comércio ainda não sentiu a queda dos produtos. Segundo ele, apenas se a situação se agravar, a prefeitura irá tomar outras medidas. “O mais importante é que a nossa equipe está se reunindo todos os dias pela manhã e pala noite, para tentar entender o que está acontecendo em nível de Brasil, para ver se tudo caminha para uma normalização ou se para uma situação mais agravante”.
Questionado sobre o abastecimento dos postos de combustíveis particulares do município, o Assessor Jurídico da Prefeitura, Luiz Henrique Gusmão, afirmou que a atuação da assessoria jurídica se limitou em uma situação pontual. “Nós tínhamos um estoque de combustível já comprado, o caminhão estava bloqueado no estado de São Paulo, em Castilho. Como estava no estado de São Paulo, nós solicitamos à juíza de Andradina a ordem para que ele pudesse ser liberado e escoltado”.
