27.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 14 de maio, 2025

A inflação de Janeiro é menor em 30 anos, mas o brasileiro nunca pagou tão caro

Em janeiro de 2025, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou a menor alta para o mês desde 1994, com um aumento de 0,16%. Contudo, especialistas alertam que a desaceleração da inflação pode ser enganosa. A redução foi impulsionada principalmente pela queda nas tarifas de energia elétrica, mas as pressões inflacionárias persistem em setores essenciais, como alimentos e transportes.

Produtos como cenoura e tomate registraram aumentos de até 36%, enquanto o transporte subiu 1,30%. Para o professor André Charone, os problemas estruturais da economia brasileira não foram resolvidos, e a política fiscal e monetária do governo segue contraditória. Embora o governo tente controlar a inflação no curto prazo, o cenário real é de um crescimento lento e um mercado de crédito restrito devido à alta taxa Selic de 13,25%.

Charone critica a falta de reformas estruturais e a gestão fiscal do governo, que segue gastando mais do que arrecada. A incerteza econômica e os altos custos de vida pressionam a população, enquanto a falta de investimentos estrangeiros ameaça a competitividade do Brasil no mercado global. Sem mudanças profundas, a economia brasileira corre o risco de estagnação, comprometendo o poder de compra e o futuro do país.

Com informações Folha CG.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas em cinco cidades de MS

Mandados de prisão e busca são cumpridos em Três Lagoas, Campo Grande, Ponta Porã, Corumbá e Inocência.

Ciclista é atropelado por carro e fica gravemente ferido no Anel Viário de Três Lagoas

Acidente ocorreu em rua paralela à BR 158, onde vítima foi socorrida com suspeita de fratura.

IBGE: setor de serviços acumula alta de 1,2% em dois meses e se aproxima de pico histórico

O setor de serviços no Brasil cresceu 0,3% em março de 2025 em comparação com fevereiro, registrando sua segunda alta consecutiva — após um...