27.5 C
Três Lagoas
domingo, 27 de julho, 2025

A empresária Cristina Boner fala sobre as principais tendências para o varejo omnichannel em 2022!

A indústria varejista está em uma busca interminável para levar os produtos certos aos consumidores quando, onde e como eles querem. Sim, a pandemia tem digitalização turbo, mas o e-commerce não é mais um diferencial.

Na opinião da empresária  Cristina Boner, para atrair e continuar encantando mais clientes, os líderes de varejo estão proporcionando experiências divertidas, convenientes, digitais e presenciais enquanto cozinham em práticas de negócios sustentáveis.

Ah, e eles estão mantendo os funcionários felizes também, porque trabalhadores experientes e engajados são uma parte crucial da experiência do cliente (CX). Essas são as principais tendências que os especialistas veem para a entrada do setor varejista em 2022.

Regras de experiência de varejo omnichannel

As compras online tornaram-se parte do que é chamado CX omnichannel. Em uma pesquisa da Gartner, 95% dos CEOs de varejo disseram que planejavam aumentar os investimentos em capacidades digitais. No entanto, a diferenciação requer oferecer o que os consumidores mais querem.

Os analistas do Gartner viram o e-commerce totalizando cerca de 17% das vendas no varejo em 2022, com o crescimento como percentual de compras na loja quase se nivelando nos próximos anos. Em um blog, os analistas do Gartner escreveram que: “Os varejistas estão em alta nas lojas e estão aumentando os investimentos em tecnologia de lojas para se diferenciar em um mercado dinâmico”. Embora os consumidores tenham se reunido em canais digitais, a loja física continua sendo “o destino de compras mais preferido”. De fato, os analistas da IDC previram que até o próximo ano, para combater a fadiga digital, 60% das principais organizações procurarão diferenciar-se, entregando compromissos confiáveis e memoráveis que recriam experiências físicas.

Caso em questão é o live commerce, onde os varejistas apresentam produtos, qualificam clientes e promovem a marca. Analistas da IDC previram que até 2023, 40% dos varejistas terão recursos integrados de livestreaming em suas plataformas de comércio, aumentando as taxas de conversão de e-commerce em pelo menos 10%. Os pesquisadores do Gartner esperavam um crescimento de dois dígitos no comércio ao vivo, com vendas chinesas totalizando US$ 423 bilhões este ano e vendas nos EUA superiores a US$ 25 bilhões até 2023.

CX personalizado de unidades de dados conectados

Segundo Cristina Boner, mudar para plataformas baseadas em nuvem é fundamental para o crescimento do varejo.  Analistas da IDC previstos até 2024, 30% das empresas da Fortune 2000 implantarão a próxima melhor ação em seu ambiente omnichannel, impulsionando a demanda por plataformas de dados de clientes, gerenciamento omnichannel e soluções de atendimento ao cliente. Até 2025, os analistas da IDC viram 75% dos varejistas integrando totalmente os dados de pedidos e estoques e otimizando contra o cumprimento, melhorando a conversão em 10%, a satisfação do cliente em 50%, e reduzindo o custo para atender em 25%.

“Os dados conectados ajudam os varejistas a mudar rapidamente de curso à medida que as demandas do mercado mudam, enquanto ainda fornecem experiências personalizadas aos clientes”, disse Ellie Lamey, chefe de distribuição de varejo e atacado da SAP UK e Irlanda.

“Usando soluções de ERP que combinam informações do back-office através de sistemas voltados para o cliente, os varejistas têm insights para oferecer uma experiência omnichannel que encanta os clientes.”

Inovações como inteligência artificial (IA) e machine learning são centrais para a tomada de decisões ágeis para negócios resilientes. Os pesquisadores da IDC disseram que, em dois anos, 40% dos 500 maiores varejistas usarão suporte à decisão habilitado para IA para promover melhorias nos novos KPIs do varejo omnichannel, incluindo valor de vida do cliente (CLV), produtividade e rentabilidade. Analistas do Gartner previram que até 2027, um quarto das empresas da Fortune 20 serão suplantadas por empresas que neurominam e influenciam o comportamento do consumidor subconsciente em escala.

Negócios Sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos de varejo

Pesquisadores da Forrester descobriram que entre um quinto e até metade dos consumidores online nos EUA, Metro China, França e Reino Unido classificaram a responsabilidade ambiental entre as três principais razões para a compra de produtos, incluindo eletrônicos de consumo, eletrodomésticos de grande porte, cosméticos e produtos de beleza, produtos de vestuário e calçados e mantimentos. Reuso de materiais sustentáveis ou reciclados, orgânicos não tóxicos ou sem químicos, certificados e fabricados localmente estavam entre seus critérios de compra.

Os varejistas de moda , acrescenta Cristina Leo Boner, estão recorrendo a tecnologias avançadas para reduzir desperdícios e injetar personalização, oferecendo seleções com curadoria e serviços de concierge. Analistas do Gartner previram que até o final de 2025, todos os varejistas globais de moda multicanal usarão IA e automação para criar sortimentos mais direcionados, reduzindo as opções de produtos em até 30%. Isso foi projetado para ajudar a atender às regulamentações, atendendo às demandas dos consumidores. A IDC previu que, até 2025, 75% dos varejistas implementarão KPIs críticos da cadeia de suprimentos que vinculam as emissões de carbono e fatores ambientais tanto ao desenvolvimento de produtos quanto à seleção de fornecedores, aumentando a lealdade dos clientes em 45%.

Trabalhadores do varejo esperam melhor tratamento

É impossível encantar os clientes sem funcionários informados e engajados. Com a escassez global de talentos em altas recordes, os pesquisadores do Gartner pediram aos varejistas que aprimorem uma “estratégia de experiência total” unindo clientes e funcionários para uma “multiexperiência” mais forte nas interações digitais. Analistas da IDC disseram que até 2026, 90% dos 2000 maiores varejistas empregarão edge computing para aproveitar a explosão de dados nas lojas para melhor produtividade da força de trabalho e experiência do cliente, reduzindo os custos em 20%.

Há uma linha reta desde a confiança da marca até o quão bem os varejistas entregam valor aos consumidores. A busca pela melhor experiência do cliente começa e termina com dados conectados.

Veja também :

Cristina Boner e Bruna Boner falam sobre Diferencial no Mercado

Cristina Boner e Bruna Leo mostra plataforma para economia circular

Cristina Boner mostra como inteligência artificial vai ajudar a medicina

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...

Formação técnica abre portas para 238 novos profissionais de TI em MS

Programa Voucher Desenvolvedor já registra alunos contratados antes mesmo da formatura Com foco na empregabilidade e formação técnica gratuita, 238 alunos de cinco cidades de...