20.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Entra em vigor lei que prioriza matrícula de filhos de mulheres vítimas de violência

A lei também assegura a prioridade de matrícula para as crianças e adolescentes vítimas de violência

10/07/2019 10h22
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10), a Lei 5.363, que estabelece prioridade de matrícula nos estabelecimentos de ensino de Mato Grosso do Sul para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica.

O autor da nova lei, deputado Marçal Filho (PSDB), explicou que a medida irá facilitar a transferência para escolas de outras regiões ou cidades, caso as mães precisem mudar de endereço junto de seus filhos para se afastar do agressor.

A lei também assegura a prioridade de matrícula para as crianças e adolescentes vítimas de violência. “Na maioria dos casos, as vítimas não esperam a proteção do poder público e procuram abrigo em casa de amigos e familiares. Para evitar que a burocracia seja um obstáculo às crianças e adolescentes que queiram continuar seus estudos, torna-se necessário garantir esse direito por lei”, destacou Marçal Filho.

Na Assembleia Legislativa, o deputado é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher. Várias ações têm sido desenvolvidas nessas áreas, de forma a garantir proteção e direitos. Na semana passada Marçal Filho apresentou projeto de lei que tem como objetivo facilitar o acesso à moradia para mulheres vítimas de violência doméstica.

A proposta inclui, entre as condições que devem ser observadas para cadastros de pessoas nos programas habitacionais e sociais do estado, a situação de vulnerabilidade envolvendo essas pessoas quando são vítimas de violência doméstica. Este projeto ainda passará por votação na Assembleia Legislativa.

Informações assessoria de comunicação

Marçal é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente - Foto: Luciana Nassar

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia D de Prevenção à Leishmaniose em Três Lagoas registra 175 vacinações e mais de 40 exames

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na sexta-feira, 22 de agosto, o Dia D de Prevenção...

PRF apreende maconha escondida em fundo falso de caminhonete em Brasilândia

Droga foi encontrada durante fiscalização na BR-158, onde motorista confessou que levaria carregamento de Dourados até Uberlândia (MG)

Motorista bêbado atropela motociclista e causa traumatismo craniano no Santo André

Mulher de 54 anos foi socorrida em estado gravíssimo após colisão, onde suspeito tentou fugir, mas foi contido por populares e preso em flagrante pela Polícia Militar