19.4 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho, 2026

Presidente da Fetems sinaliza que mais servidores podem aderir a greve

Até sexta, novas adesões serão confirmadas.

27/05/2019 17h53
Por: Mirela Coelho

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Jaime Teixeira, comentou nesta segunda-feira (27), o resultado da reunião proposta pela Secretaria de Estado de Educação (SED).

“Não houve nenhum avanço nas negociações e os representantes do governo do Estado pediram suspensão imediata da greve, além de 15 dias para buscar atender ‘parte’ das reinvidicações. Diante dessa resposta, nós enquanto liderança vamos repassar para a base, mas, não dá para interromper a greve sem nada de concreto nas mãos”, argumenta.

Outra informação divulgada pelo dirigente sindical foi que apesar da administração estadual anunciar a prorrogação do abono salarial até abril do ano que vem, não foi informado como será acrescentada no salário das categorias beneficiadas. “Estamos conversando com representantes sindicais de outras profissões e a tendência é que mais segmentos venham a aderir a greve até sexta-feira”, revela.

As quatro principais pautas reinvindicadas pelos trabalhadores da Educação no Estado são: incorporação do abono de R$ 200 reais no salário, manutenção da jornada de 6 horas de trabalho, chamada do concurso público e criação de uma política salarial para os administrativos da educação, que tem a menor remuneração entre os servidores do Estado.

SEGURANÇA PÚBLICA

Na última sexta-feira (25 de maio), Policiais Militares e Bombeiros decidiram participar de uma operação padrão, no próximo dia 31 de maio. O objetivo é pressionar o governo do Estado a conceder reajuste salarial de 4,58% aos 37 mil servidores estaduais, além de incorporação do abono de R$ 200. Movimento coincidirá com paralisação dos policiais civis.

A decisão foi tomada em assembleia realizada pela União dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul e terá impacto no atendimento à população.

Na semana passada, o Executivo estadual encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) para manter o abono de R$ 200 por mais 12 meses. Os servidores também querem reajuste linear. O governador alega que a reposição não pode ser feita, pois o Estado está acima do limite prudencial estabelecido pela LRF.

Conforme a lei, o limite global para gastos com pessoal é de 60% da receita corrente líquida, restringindo-se, no caso do Poder Executivo, a 49%. Sendo assim, o índice de 44,1% é considerado “de alerta”, e o de 46,55% é chamado de “prudencial”, ultrapassado no terceiro quadrimestre de 2018, quando registrou 47,22%.

Da Redação com informação do Correio do Estado

Jaime Teixeira disse que reunião não apresentou nenhum avanço e greve continua - Foto: Ascom Fetems.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Briga familiar termina em suspeito preso após agressão no Jardim das Paineiras

Discussão envolvendo responsabilidades com uma criança acabou saíndo do controle e homem de 42 anos foi detido após mulheres de 45 e 26 anos denunciarem agressões físicas

UFN-III volta a avançar e reacende esperança de desenvolvimento histórico para Três Lagoas

Retomada das obras marca novo ciclo econômico para o município, com geração de empregos, qualificação profissional e fortalecimento da indústria local após mais de uma década de paralisação

Ossada encontrada em mata pode ser de homem desaparecido há quase três anos

Restos mortais foram localizados por trabalhadores em fazenda, onde documentos encontrados ao lado do corpo indicam que vítima estava desaparecida há cerca de três anos