22 C
Três Lagoas
segunda-feira, 24 de novembro, 2025

Com peste suína na China, MS vislumbra oportunidades de mercado

ASUMAS recomenda que produtores redobrem cuidados sanitários.

24/04/2019 17h29
Por: Mirela Coelho

O maior produtor de carne suína do mundo vive uma crise sem precedentes. A peste suína invadiu a China e mais de 1 milhão de porcos já foram abatidos, na tentativa de conter o avanço da doença. Enquanto isso, o Brasil reforça a vigilância e se prepara para uma nova fase no mercado mundial de suínos.

Dados do Rabobank, publicados pela Folha de SP, mostram que a doença deve afetar cerca de 30% da produção de suínos da China, deixando um enorme vácuo no mercado internacional de proteínas. O Brasil é atualmente o 4º maior produtor de carne suína, com 44 milhões de animais abatidos em 2018, segundo o IBGE.

A ASUMAS (Associação Sul Motogrossense de Suinocultores), recomenda que todos os suinocultores de Mato Grosso do Sul reforcem as medidas de biossegurança, mantendo todos os controles de entrada e saída das granjas. “Primeiramente temos que nos assegurar de que a doença não chegue aqui, por isso é necessário manter cercas de contenções efetivas e não receber visitas de pessoas vindas da Ásia”, afirma o presidente da ASUMAS, Alessandro Boigues.

O segundo passo é se preparar para uma nova fase da suinocultura, com preços mais altos e grande demanda internacional pela proteína. “A avanço da doença na Ásia vai abrir uma grande oportunidade para as ampliações de produção previstas em nosso Estado, já vemos acelerando a evolução nos preços do suíno vivo, favorecendo produtores a ter viabilidade em sua atividade”, destaca Boigues.

Conforme especialistas da área, não há suíno suficiente no mundo para atender a demanda aberta pela China, o que deve contribuir para expansão na exportação de todas as proteínas. “Novos tempos virão, mas para isso se permanecer temos q proteger nossos rebanhos e continuar produzindo com qualidade”, ressalta o presidente da ASUMAS.

Da redação com informação da assessoria Agro Agência

Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

IBGE abre vagas temporárias em Três Lagoas com salário de até R$ 3,3 mil

Cidade terá oportunidades para agente de pesquisas e supervisor de coleta; inscrições vão até 11 de dezembro O IBGE abriu novas vagas temporárias em Mato...

COP30 é encerrada com aprovação do Pacote de Belém por 195 países

Conferência marca avanços em transição justa, adaptação climática e financiamento, com destaque para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre A COP30 foi concluída...

Três Lagoas recebe nesta terça o Fórum de Turismo Regional da Costa Leste

Evento reúne especialistas e agentes do setor para impulsionar turismo, inovação e economia criativa na região O turismo da Costa Leste ganha os holofotes nesta...