25.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de maio, 2024

Vacina é aplicada em idosos, puérperas, professores, doentes crônicos e profissionais da Saúde

Esta etapa da Vacinação contra a Gripe imuniza as pessoas do segundo grupo prioritário, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

23/04/2019 09h05
Por: Mirela Coelho

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, oficialmente aberta pelo Ministério da Saúde em 10 de abril, atendendo ao grupo prioritário de crianças de seis meses até seis anos incompletos e gestantes em qualquer tempo de gravidez, iniciou nesta segunda-feira (22) uma nova etapa da imunização contra a Gripe Influenza.

Nesta segunda etapa, a vacina está disponível para imunização das pessoas que constituem o segundo grupo prioritário de risco, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ou seja: idosos e idosas acima de 60 anos; profissionais da Saúde, mediante a comprovação da respectiva função; as puérperas, que são as mulheres que deram à luz recentemente, ou seja, até 45 dias após o parto; doentes crônicos, com apresentação obrigatória de receita médica; professores e professoras que trabalham em sala de aula na Educação pública e particular, também mediante apresentação de comprovação funcional, por meio de holerite ou crachá; e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas sócio educativas em UNEI – Unidade Educacional de Internação.

As vacinas estão disponíveis, no decorrer desta semana, em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde, ou seja, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL – DIA “D”

O denominado “Dia D”, de mobilização nacional da campanha está marcado para o primeiro sábado do mês de maio, dia 04, em todo o Brasil. Detalhes, como locais, equipes volantes e horários do “Dia D” da Campanha de Vacinação serão divulgados oportunamente.

No “Dia D”, a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível a todos os Grupos Prioritários, acima citados, ou seja, gestantes, crianças e idosos, profissionais da Saúde e da Educação e Doentes Crônicos, que não foram vacinados nas datas a eles reservadas.

Aproveitando a oportunidade do “Dia D”, as equipes de vacinação da SMS de Três Lagoas estarão também realizando a atualização das Carteiras de Vacina de Gestantes e Crianças.

Da Redação com informação da Prefeitura de Três Lagoas

Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Enchentes no RS: Três-lagoenses se unem para arrecadar doações; saiba como participar

Em um momento de urgência, toda a doação é bem vinda para ajudar quem mais precisa.

Em parceria com a Cassems secretarias de estado lançam o programa Saúde Todo Dia

A SED (Secretaria de Estado de Educação) assina nesta terça-feira (7) junto à SAD (Secretaria de Estado de Administração) e à Cassems (Caixa de...

Diretora de Agronegócio da SEMEA detalha ações para auxiliar o produtor rural três-lagoense

Titular da pasta, Amanda Pivotto explicou à respeito de alguns projetos realizados, e dos serviços prestados ao pequeno produtor, como a Patrulha Mecanizada.