22.1 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

Empresa britânica construirá sonda solar

Internacional – 28/04/2012 – 08:04

A Agência Espacial Europeia anunciou ter firmado um contrato de US$ 400 milhões com uma empresa britânica de tecnologia para construir um satélite com vistas a examinar o Sol de uma proximidade nunca conseguida antes.

O Orbitador Solar, a ser construído pela Astrium UK, tem previsão de lançamento para janeiro de 2017 e se aproximará a 45 milhões de quilômetros do Sol, mais perto do que Mercúrio, seu planeta mais próximo.

O cientista encarregado do projeto, Daniel Mueller, afirmou que o satélite, medindo cerca de oito metros cúbicos, terá que resistir dez vezes o calor do sol em comparação com o que chega à Terra.

“O satélite terá que ser equipado com um escudo maciço de calor que deverá ser capaz de suportar cerca de 500 graus centígrados no lado voltado para o sol e deverá ter temperatura controlada na parte de trás para proteger seus sensíveis equipamentos eletrônicos”, afirmou.

O escudo deverá ter cerca de 30 centímetros de espessura e poderá ser composto de titânio envolvido em uma chapa isolante ou composto de fibra de carbono.

A nave espacial examinará o vento solar, um fenômeno que afeta as comunicações por satélite.

Também estudará os polos da estrela para compreender como o sol gera seu campo magnético.

O contrato com a Astrium, subsidiária da gigante de defesa EADS, é um dos maiores já feitos entre a ESA e uma empresa britânica, ressaltou um comunicado.

Algumas companhias europeias fornecerão componentes, enquanto Estados Unidos e membros da ESA financiarão alguns equipamentos científicos.

“O Orbitador Solar é uma missão fantástica”, disse Alvaro Gimenez Canete, diretor de ciência e exploração robótica da ESA.

“Ele nos ajudará a compreender como o Sol, essencial para quase toda vida na Terra, forma a helioesfera (‘bolha’ magnética que cerca nosso sistema solar) e dá origem ao clima espacial, que pode ter enorme influência na nossa civilização moderna”, acrescentou.

mlr/wai/mvv/dm

Copyright AFP – Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conselho Tutelar se pronuncia após denúncias envolvendo criança no Centro de Três Lagoas

Mirian Herrera afirmou que Conselho tem atuado no caso e relatou ameaças durante abordagens relacionadas ao fato, registrado na última quarta-feira

Motorista morre após carreta boiadeira tombar na BR 158 em Três Lagoas

Cabine foi esmagada com o impacto, onde carga de gado se espalhou pela pista e mobilizou PRF e Corpo de Bombeiros

‘Dom’ morre após confronto com a Força Tática no Novo Oeste

Guilherme Josué Pena Alves, de 19 anos chegou à ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital Auxiliadora