29.9 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho, 2026

Conferência Municipal de Saúde de Três Lagoas será neste final de semana na Câmara Municipal

Evento, nos dias 12 e 13, tem como tema principal “Democracia e Saúde”

09/04/2019 09h36
Por: Mirela Coelho

Três Lagoas prepara-se para a realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema central das discussões e propostas “Democracia e Saúde”. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e aberto a toda a população, será no recinto do Plenário da Câmara Municipal, na sexta-feira (12) e sábado (13).

A solenidade de abertura será na sexta-feira, às 18h30, com apresentação cultural da Orquestra de Violeiros e palestra da professora doutora, Kaelly Virgínia de Oliveira Saraiva. Ela irá proferir palestra abordando a temática “Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS – Sistema Único de Saúde”. A programação continua no sábado, a partir das 7h, com apresentação da Banda Marcial “Cristo Redentor” e leitura e aprovação do Regulamento da 8ª Conferência Municipal de Saúde.

A Conferência Municipal de Saúde, como estabelece o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), acontece periodicamente, de quatro em quatro anos, por ocasião do 3º ano do governo municipal, quando é elaborado o diagnóstico da saúde local.

Como ocorre em todas as Conferências de Saúde, serão discutidas as principais demandas e prioridades locais, concluindo com a formulação de propostas, que deverão ser aprovadas em Plenário para encaminhamento à Conferência Estadual de Saúde pelos delegados também eleitos para representar o município de Três Lagoas.

A programação está prevista para se encerrar os trabalhos às 17h de sábado, após elaboração, leitura e aprovação do Relatório Final, em plenário.

CONFERÊNCIA ESTADUAL

A Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul está agendada para os dias 4 e 5 de junho, em Campo Grande, quando, seguindo a mesma dinâmica de discussões, serão escolhidas as propostas e eleitos os delegados que representarão o Estado em Brasília. A Capital Federal, neste ano, vai sediar a Conferência Nacional de Saúde, no período de 4 a 7 de agosto, abordando a mesma temática central “Democracia e Saúde”.

Em torno desse eixo central de discussões, como deverá ocorrer no Município e no Estado, os delegados, representando seus respectivos Estados, estarão discutindo e também elegendo propostas em torno do seguinte: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS); e a questão do Financiamento da Saúde.

Informação da Assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de Água Clara, elucida homicídio, prende autores e apreende armas

A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Polícia de Água Clara/MS, informa que foi elucidado o...

Chegou a hora da verdade: Brasil enfrenta o Japão em duelo eliminatório

A Seleção Brasileira volta a campo nesta segunda-feira (29) para iniciar sua caminhada no mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Após terminar a...

Carcará embala: Misto derrota o Aquidauanense por 2 a 0 e chega à liderança

O Misto Esporte Clube conquistou mais uma importante vitória na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Jogando diante da torcida no Estádio Madrugadão, em Três...