22.3 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

UFMS em Três Lagoas agora oferece Mestrado em Educação

” Nosso intuito é em breve conseguirmos para o Programa, também o Doutorado em Educação”

06/04/2019 08h11
Por: André Rodrigues

Desde o final do ano de 2018, foi aprovado e iniciado o processo para a realização do Mestrado em Educação no Campus de Três Lagoas da UFMS. O Mestrado em Educação surge da necessidade em atender uma demanda há muito esperada pela população Três-Lagoense e da região.

Nosso foco principal é a formação de pesquisadores em nível de Mestrado em Educação tanto dos egressos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Três Lagoas) como de outras Instituições de Ensino Superior na cidade e região, atendendo assim, a necessidade de formação de pesquisadores(as) que buscam o aperfeiçoamento profissional e pessoal por meio da formação acadêmica stricto sensu.

O Mestrado em Educação objetiva promover a competência científica, acadêmica ou artística, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores, conduzindo o acadêmico ao título de Mestre em Educação. A modalidade do curso é presencial. Incluindo os prazos para elaboração e defesa da dissertação de mestrado e os prazos para o aluno completar o curso (no mínimo, 12 meses e, no máximo, 24 meses).

Para atender a esta demanda, contamos com um corpo docente altamente qualificado composto por professores com títulos de Doutorado e Pós-Doutorado.

A proposta da organização acadêmica e da estrutura curricular do programa procura assegurar, a partir da área de concentração, um conjunto de disciplinas articuladas entre si e com as linhas de pesquisa que buscam garantir ao aluno, um espaço de reflexão para a reelaboração e reconstrução de seu projeto de pesquisa a ser desenvolvido ao longo do curso, além de um conjunto de atividades complementares que incentive os acadêmicos e professores a divulgar sua produção científica.

A partir da área de concentração, Educação, temos duas linhas de pesquisa dela decorrentes: 1) Educação, Infâncias e diversidades; (2) Formação de professores e políticas públicas.

Em 2019 abrimos a primeira turma do mestrado em educação do CPTL/UFMS com a seleção de 24 candidatos de um total de 238 inscritos. O Processo Seletivo realizou-se em 3 etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo a 1ª Etapa: Análise e avaliação do pré-projeto; 2ª Etapa: Prova escrita e 3ª Etapa: Arguição do pré-projeto e Avaliação do Curriculum Lattes.

Neste sentido, a UFMS campus de Três Lagoas-MS e o curso de Pedagogia, além da realização de um sonho cumpre com um compromisso social, congregando o ensino, a pesquisa e a extensão por meio da articulação entre a graduação e a Pós-Graduação. Nosso intuito é em breve conseguirmos para o Programa, também o Doutorado em Educação.

Dessa forma, o programa de Pós Graduação em Educação do CPTL/UFMS firma seu compromisso no âmbito das instituições/organizações educacionais e com a comunidade em geral, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para a produção de conhecimentos relevantes para nossa sociedade.

Os interessados devem ficar atentos às próximas chamadas para processo seletivo que devem acontecer anualmente. Maiores informações podem ser obtidas no site: https://cptl.ufms.br/ppge/ ou pelo e-mail: [email protected]

Assessoria de Comunicação UFMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática ‘estoura’ ponto de tráfico durante ação na Vila Piloto

Suspeito foi detido com porções de crack e maconha e mochila escondida em casa abandonada, que continha grande quantidade de entorpecentes.

Ao lado de Riedel, Coronel David reforça presença no Norte e garante ambulância que vai ampliar atendimento em Alcinópolis

Coronel David destacou a sensibilidade do Governo do Estado no atendimento aos 79 municípios e ressaltou o impacto das ações na vida das famílias contempladas.

Bebedeira termina em agressão e roubo após homem ser levado aos “Predinhos” em Três Lagoas

Vítima de 45 anos foi agredida, ameaçada e teve o carro tomado pela dupla após encontro que buscava mulheres para programa sexual.