27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Audiência sobre autismo promove conscientização de profissionais e estudantes

O objetivo principal da audiência pública foi destacar informações relevantes sobre a temática, para que haja uma conscientização sobre a TEA (Transtornos do Espectro Autista).

03/04/2019 10h20
Por: André Rodrigues

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, a Câmara Municipal de Três Lagoas promoveu uma audiência pública com tema: Falando de autismo. A reunião pública ocorreu no período noturno, foi proposta pelo vereador professor Flodoaldo e aprovada em Plenário, pelos demais vereadores.

Na oportunidade, profissionais da área da saúde, educação, acadêmicos, representantes da Secretaria Municipal de Educação, a secretária municipal de saúde, Angelina Zuque e as vereadoras Sirlene dos Santos Pereira e Isabel Cristina Ferreira da Silveira prestigiaram a audiência.

Integrantes da Afada (Associação Fazendo a Diferença no Autismo) também participaram, inclusive, foram responsáveis pela organização do evento, juntamente com assessores parlamentares do vereador Flodoaldo.

Palestras

Especialistas no assunto foram convidadas a palestrar sobre o assunto, fazendo diferentes abordagens.

A mestranda Liana Nunes falou sobre: Autismo Diagnóstico e Atualidade, a Dra. Zizi Trevizan, sobre a Sensibilização da família, escola e sociedade, para a inclusão de autistas e a especialista em Psicomotricidade, Celemar Lopes de Barros, sobre as intervenções psicomotoras com crianças autistas.

O objetivo principal da audiência pública foi destacar informações relevantes sobre a temática, para que haja uma conscientização sobre a TEA (Transtornos do Espectro Autista).

Na abertura do evento, o vereador Flodoaldo fez questão de destacar que solicitou as secretarias, escolas, dados oficiais sobre os números de autistas, na cidade, porém foram enviadas informações numéricas, mas é necessário que sejam discriminadas. Por conta disso, o vereador, que também é professor de matemática, vai tabular os dados.

O receio do vereador é que haja duplicidade de usuário, um autista ser computado pela Secretaria Municipal de Educação e também pela de Saúde.

O vereador quer identificar um número real de autistas da cidade, para viabilizar ações e proposituras, na Câmara.

O Duo de corda interpretou a música “Azul da cor do mar”, também durante a abertura do evento.

A partir da audiência pública, espera-se que muitos multiplicadores da causa, surjam na cidade.

“Esperamos que todos aproveitem o evento, para crescer com as informações, dos nossos palestrantes, gratidão a todos”, ressaltou o vereador Flodoaldo.

Todos os presentes receberam certificado de participação. Mais de 160 pessoas participaram da audiência pública, lotando o Plenário da Casa de Leis.

Câmara Municipal de Três Lagoas / ASSECOM

/Divulgação CMTL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua “Cidade das Águas” no Jupiá

Evento marcou início de série esportiva que valoriza paisagens naturais e incentiva hábitos saudáveis A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

Adriana Silva lança livro sobre violência doméstica e superação

“Uma Flor Silenciada no Jardim” foi lançada na sexta-feira (7); obra fal sobre as marcas emocionais da violência contra a mulher A psicanalista e escritora...

Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembro

Beneficiários ainda poderão aderir ao acordo de ressarcimento após a data Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembroBeneficiários ainda poderão...