27.5 C
Três Lagoas
sábado, 19 de setembro, 2026

Deputado Marçal defende campanha permanente sobre educação no trânsito

Para deputado, a educação para o trânsito deveria começar bem antes da retirada da CNH

02/04/2019 16h24
Por: André Rodrigues

Como forma de reduzir os índices de acidentes em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) sugere a realização de campanhas permanentes sobre educação de trânsito. Ao ocupar a tribuna na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (02), o deputado chamou a atenção para a morte do Guarda Municipal Cleber Afonso de Souza, de 42 anos, na noite de domingo em Dourados, ao ser atingido quando estava de moto por um carro em que o condutor embriagado invadiu a pista contrária.

Campanhas sobre educação no trânsito geralmente são intensificadas no mês de setembro, quando ocorre a Semana Nacional do Trânsito. Para o deputado, é preciso que ações sejam realizadas de forma contínua pelos órgãos de trânsito nos municípios do Estado. As escolas, conforme o parlamentar, podem auxiliar no processo educativo, com ações no decorrer do ano letivo.

Há pouco mais de 10 anos foi criada a Lei Seca. Desde a sua provação, em 2008, a legislação ficou menos tolerante com quem dirige e ingere álcool, impondo mudanças no comportamento dos motoristas e ajudando a reduzir mortes no trânsito. Dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, indicam que houve uma redução em mais de 14% do número de mortes por acidentes de trânsito no país. “Para melhorar esse índice, a educação para o trânsito deveria começar mais cedo. Antes mesmo das pessoas atingirem a idade para buscar sua habilitação”, diz Marçal Filho.

Mais do que uso de álcool, falhas mecânicas ou problemas na estrada, o maior fator causador de acidentes é a falta de atenção. A constatação é de pesquisas da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os telefones e outros equipamentos eletrônicos são grandes vilões. Fazer e receber ligações, ler ou digitar mensagens estão entre as atividades mais perigosas. A conversa com passageiro também é outro fator preocupante e que acarreta o registro de acidentes.

“Não temos que educar apenas os motoristas. Pedestres e ciclistas também fazem parte do trânsito e precisam se respeitar e cumprir as leis. Só assim iremos reduzir o número e a gravidade dos acidentes”, destacou o deputado. Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Mato Grosso do Sul registrou 16.537 acidentes de trânsito em 2018.

Marçal também chamou a atenção sobre armadilhas de indústrias da multa na cidade de Campo Grande. “Em alguns locais é visível que estão somente para pegar o condutor de surpresa. Isso não resolve a problemática, sendo preciso bom senso”, alertou.

Assessoria de Imprensa

Foto: Luciana Nassar

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Semana da Árvore terá visitas ao Viveiro Municipal e plantio de mudas em Três Lagoas

Programação da Prefeitura ocorre de 21 a 25 de setembro e envolve estudantes em atividades de educação e preservação ambiental

Carro fica destruído após bater na traseira de carreta e motorista morre no local em Três Lagoas

Motorista de 32 anos não resistiu ao impacto de acidente, que aconteceu no anel viário da BR 262

Vinte candidaturas já estão fora da disputa eleitoral em MS

Estado soma 16 renúncias, três registros indeferidos e um pedido não conhecido pela Justiça Eleitoral
error: Conteúdo Protegido