22.4 C
Três Lagoas
sábado, 10 de maio, 2025

Após quatro anos, Guardiola dá adeus ao Barcelona

Esporte – 27/04/2012 – 09:04

Treinador apontou o desgaste sofrido nos últimos anos como motivo para saída

Um dos técnicos mais vitoriosos dos últimos tempos, Josep Guardiola deixou o Barcelona nesta sexta-feira (27). Em coletiva de imprensa, o treinador – emocionado – decretou o fim de sua passagem cheia de glórias pelo clube espanhol, mas não revelou seu destino. Seu auxiliar, Tito Vilanova, assume a função.

Guardiola apontou como motivo para sua saída o cansaço e o desgaste que sofreu nos quatro anos que esteve à frente do Barcelona.

  • Um treinador precisar ter energia necessária para motivar os jogadores, eu tenho que recuperá-la.

Antes de comunicar à imprensa sua saída, Guardiola reuniu os jogadores para esclarecer os motivos de sua saída. “Garotos, vou embora”, afirmou ao ter a atenção de todos, segundo informou a mídia espanhola.

Apesar de ter confirmado somente nesta sexta-feira que deixaria o clube, Guardiola afirmou que a decisão já havia sido tomada há algum tempo.

  • Já havia comunicado ao presidente que o final do meu ciclo estava perto, mas não podia dizer aos jogadores, para evitar reações desastrosas. Agora creio que é o momento, já que estamos fora das competições importantes.

Em quatro anos no comando técnico do Barcelona, levou o time à conquista de 13 títulos, dos 17 disputados. Ganhou seis deles (Liga dos Campeões, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa, Liga Espanha e o Mundial de Clubes) em apenas uma temporada.

Foi duas vezes campeão da Liga dos Campeões, torneio do qual foi eliminado na terça-feira (24) e antecipou sua saída do Barcelona. Também venceu três vezes o torneio nacional da Espanha.

Conseguiu controlar um time cheio de estrelas, entre eles o maior jogador do mundo nos últimos três anos, Lionel Messi. Praticamente comandou a base da seleção espanhola, campeã do mundo em 2010, na África do Sul.

Com um currículo cheio de conquistas, Guardiola passou a ser cobiçado pelos grandes times do planeta. Não faltaram sondagens e propostas milionárias. Por vezes foi cotado para comandar as principais equipes, como Chelsea, os dois times de Manchester (City e United) e o milionário francês Paris Saint-Germain.

Carreira

Josep Guardiola tem uma história íntima com o Barcelona. Foi o clube onde passou a maior parte de sua vida, tanto como jogador quanto como técnico.

Começou no clube nas categorias de base, em 1983, e ficou até 2001, quando saiu para se aventurar pela Itália (Brescia e Roma), Catar (Al-Ahli) e México (Dorados).

Voltou ao Barcelona em 2007 para comandar o time B. Foi promovido à equipe principal um ano depois.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Família reconhece jovem encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas e caso levanta suspeitas

Luiz Henrique de Paula Costa, de 20 anos, enfrentava problemas com dependência química e já havia tentado suicídio; polícia investiga as causas da morte ocorrida na véspera do Dia das Mães.

Rota da Celulose vai qualificar rodovias, impulsionar economia e mudar realidade de muitas pessoas

Estas melhorias vão ajudar não apenas o escoamento da produção, mas a vida das pessoas que passam pelas estradas, tendo mais segurança e rapidez, assim como comerciantes, produtores, empresários e quem mora nas cidades beneficiadas.

Jogos Escolares da Juventude de MS 2025 começam na próxima semana em Três Lagoas

A edição contará com mais de 3,2 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 63 municípios sul-mato-grossenses. As disputas serão organizadas em blocos de modalidades, conforme o calendário oficial da competição.