24.3 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

CTG Brasil apresenta plano emergencial da Usina de Jupiá

Prefeitura e empresa vão levar informações sobre ações de fuga para moradores.

22/03/2019 10h28
Por: Mirela Coelho

A China Three Gorges Corporation (CTG) responsável, desde julho de 2016, pela Usina de Jupiá (Engenheiro Souza Dias) em Três Lagoas, que atua em negócios de energias hidrelétrica, eólica e solar, tem seus negócios em 47 países e é hoje a maior produtora de energia hidrelétrica do mundo. Devido aos protocolos de segurança exigidos pela lei, aliados aos últimos acontecimentos envolvendo barragens, a CTG preparou ainda em 2018 e está colocando em prática um Plano de Ação Emergencial.

Conforme o representante do Setor de Comunicação e sustentabilidade, Douglas Leonardo Souza, e o engenheiro Civil e especialista em segurança de barragens, Vítor Hugo Morais, o programa está sendo levado às prefeituras que, com a participação da Defesa Civil, desenvolverão as ações junto à comunidade visando a segurança, principalmente dos ribeirinhos.

O Prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, participou da reunião junto com Paulo Leite Menezes, responsável pela Defesa Civil do Município, e representantes do Município de Selvíria.

Conforme Guerreiro, o Plano Emergencial consiste na realização de reuniões com a comunidade que mora à jusante, ou seja, abaixo da barragem. “A CTG fez um estudo técnico, identificou os moradores que estão em áreas de risco e agora vamos estudar e colocar em prática as formas de proteção e fuga em caso de alguma situação de emergência”, disse Guerreiro.

Reuniões, capacitações, treinamento, formas de comunicação emergencial que podem ser através de sirenes, telefones, redes sociais e outras formas de comunicação, simulações e instalação de placas indicando o melhor caminho como rota de fuga, serão os próximos passos a serem realizados junto aos moradores.

Conforme os engenheiros da empresa, vários protocolos são seguidos visando a segurança das barragens. Atualmente um grupo de cerca de 20 especialistas vistoriam periodicamente as barragens, tanto por contato visual quanto pelos mais de três mil equipamentos e dos auditores de empresas independentes, que podem evidenciar imediatamente alguma anomalia.

Novas reuniões serão marcadas para as discussões sobre os próximos passos a serem seguidos pela CTG e Prefeitura, junto com a Defesa Civil, tanto do Município quanto do Estado.

Informação da Assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casal é espancado por dupla depois de ter portão arrombado e casa invadida

A vítima, um homem teve um corte profundo na região da testa.

Nova pesquisa de preços de combustíveis é divulgada pelo Procon de Três Lagoas

Pesquisa apresenta os preços atualizados nas bombas, incluindo o acréscimo para pagamentos com cartão de crédito e débito.

Em Mato Grosso do Sul, indígenas são presos sem acesso a intérprete

Relatório da Defensoria Pública do estado aponta racismo estrutural.