28.1 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho, 2026

Universidade busca excelência na gestão

UFMS é líder entre as Instituições Federais de Educação no combate a Fraude e Corrupção no Brasil

12/03/2019 15h43
Por: André Rodrigues

Os gestores da UFMS reuniram-se para discutir os processos gerenciais e pontos de aprimoramento na gestão. A ação faz parte da Jornada de Excelência do Movimento MS Competitivo, à qual a Instituição aderiu.

É uma certificação que buscamos na linha da excelência em gestão e governança pública. A Universidade já utiliza o Modelo de Excelência na Gestão (MEG), consolidado internacionalmente, a consultoria permitirá o desenvolvimento de projetos estratégicos e inovadores para a melhoria das ações, alinhados ao nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)“, disse o reitor Marcelo Turine.

De acordo com a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão, a jornada é realizada com o acompanhamento dos consultores. “Num primeiro momento, foram identificados e apresentados os pontos de aprimoramento, agora os gestores da UFMS vão discutir esses pontos e definir os planos. A execução será acompanhada pelos consultores e, conforme os resultados, a Instituição receberá a certificação“, explicou.

O diretor técnico do Instituto Paulista de Excelência na Gestão (IPEG) e instrutor técnico do MS Competitivo, Carlos Schauff, esclarece que os pontos de aprimoramento costumam estar nos próprios processos gerenciais, por isso melhorar a gestão é fundamental para alcançar os objetivos almejados.

Além do reitor e da vice-reitora, Camila Ítavo, participam da reunião os pró-reitores, secretários e diretores de agências e unidades, auditoria e servidores das pró-reitorias.

A UFMS apresentou o menor índice de fragilidade de controle de fraude e corrupção entre todas as Instituições Federais de Educação do Brasil no relatório realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A análise é resultado da Auditoria de Exposição da Administração Pública Federal a Fraude e Corrupção (Acórdão nº 2604/2018 – TCU – Plenário), que foi publicada no dia 28 de novembro de 2018. No total, foram avaliadas 287 instituições do Poder Executivo Federal, considerando os dados econômicos, regulação e os mecanismos de controle preventivo e detectivo.

Este resultado é fruto do engajamento da gestão em ações de promoção da ética e integridade, liderança e transparência pública, requisitos essenciais para coibir práticas que favoreçam a corrupção. Além disso, a partir dos levantamentos sobre governança e gestão públicas realizados nos últimos anos pelo TCU, permitiu-se uma autoavaliação da gestão para entender os problemas estruturais em cada setor e adotar medidas para garantir suas correções“, afirmou o chefe da Auditoria da UFMS, Kleber Watanabe Cunha Martins.

Para o Reitor Marcelo Turine, os temas compliance e combate a fraude e corrupção são de extrema relevância para a governança das instituições. “A análise realizada pelo TCU mostra o comprometimento dos colaboradores da UFMS, nos dois anos da atual gestão, para atingir um grau de maturidade em governança pública em respeito à sociedade que financia nossas universidades. Estamos atentos à realidade nacional e internacional e a cada dia aperfeiçoando nossas ferramentas de avaliação, acompanhamento, controle e monitoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação“, declarou.

Confira abaixo a posição da UFMS no comparativo entre todas as Instituições Federais de Educação do Brasil:

Informações via Secretaria Especial de Comunicação Social e Científica (SECOM/UFMS)

Foto: Arquivo/UFMS/SECOM

Foto: Arquivo/UFMS/SECOM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chegou a hora da verdade: Brasil enfrenta o Japão em duelo eliminatório

A Seleção Brasileira volta a campo nesta segunda-feira (29) para iniciar sua caminhada no mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Após terminar a...

Carcará embala: Misto derrota o Aquidauanense por 2 a 0 e chega à liderança

O Misto Esporte Clube conquistou mais uma importante vitória na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Jogando diante da torcida no Estádio Madrugadão, em Três...

Briga familiar termina em suspeito preso após agressão no Jardim das Paineiras

Discussão envolvendo responsabilidades com uma criança acabou saíndo do controle e homem de 42 anos foi detido após mulheres de 45 e 26 anos denunciarem agressões físicas