25.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Bolsonaro autoriza bloqueio de bens de investigados por terrorismo

Presidente vetou trecho que determinava aval do Executivo

09/03/2019 09h14
Por: Deyvid Santos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou projeto de lei, proposto pelo próprio Executivo, que autoriza bloqueio de bens de investigados ou acusados por atos terroristas, financiamento ou ações correlatas.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional, mas os parlamentares acrescentaram um trecho que obrigava o Executivo a validar o bloqueio de bens. O presidente vetou o trecho argumentando que vai contra a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A redação do parágrafo único é contraditória ao disposto no caput do art. 6º ao impor atos de internalização e homologação como obstáculos à executoriedade imediata de resoluções sancionatórias do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o que subverte a ordem lógica da norma […]”, justificou o presidente, no veto.

O projeto tornou-se a Lei nº 13.810, que dispõe sobre o cumprimento de sanções impostas por resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Antes de chegar ao Congresso, o texto foi elaborado por um grupo interministerial e órgãos integrantes da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla).

A lei vem para reparar uma falha apontada pelo Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi), organização intergovernamental cujo propósito é desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Segundo o Gafi, o Brasil deveria melhorar as leis com relação à celeridade no cumprimento de resoluções do Conselho de Segurança da ONU relativas ao combate ao terrorismo, financiamento ou atos correlatos.

Lei anterior, de 2015, já previa o bloqueio dos bens, porém dependia de uma ordem judicial, o que foi criticado pelas Nações Unidas por tornar a medida demorada. Com a nova lei, a anterior foi revogada.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

O governador Eduardo Riedel anunciou nesta quinta-feira (2) pela manhã que está enviando ao governo gaúcho um helicóptero para apoiar o resgate da população...

Sexta-feira tem previsão de sol, com possibilidade de chuvas isoladas em algumas regiões

Com sol e poucas nuvens em Mato Grosso do Sul, a previsão do tempo para esta sexta-feira (3) indica permanência do tempo seco. De...

8 de Maio: Bairros ficarão sem água devido obras e manutenção do sistema de abastecimento

A Prefeitura de Três Lagoas e a Sanesul, informam à população sobre uma interrupção programada no fornecimento de água que afetará alguns bairros da...