33.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Pane em sistema do Detran-MS já comprometeu 6 mil atendimentos

Multas relacionadas à pane serão anuladas; Só nesta terça-feira são 2 mil atendimentos comprometidos, sendo 900 na Capital.

21/02/2019 16h58
Por: Mirela Coelho

A pane que desde terça-feira (19) atinge o sistema do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) responsável por serviços relacionados ao registro, emplacamento e liberação de veículos deixou até agora cerca de 6 mil pessoas sem atendimento em Mato Grosso do Sul. Em virtude dos problemas, o órgão antecipou que anulará multas e prorrogará prazos para contribuintes prejudicados pela falha, que pode ser finalmente solucionada nesta quinta-feira (21).

As explicações foram dadas por Robson Roberto Alencar, diretor de Tecnologia do Detran-MS. Ele antecipou que a pane atingiu o SNG (Sistema Nacional de Gravame), uma base com dados de veículos de todo o Brasil que é usado em serviços como emissão de documentos, emplacamento, transferências, alienações, desalienações e liberação de veículos para o pátio do órgão. “Todos os outros serviços estão mantidos”, frisou Alencar.

O diretor destacou que tais serviços têm uma demanda média de dois mil atendimentos por dia no Estado, sendo 900 deles em Campo Grande. Desta forma, cerca de seis mil pessoas ficaram sem esses serviços em Mato Grosso do Sul –2,7 mil na Capital.

O SNG é operado por uma empresa terceirizada –a B3, com sede em São Paulo. Alencar explica que o sistema registrou queda em todo o Brasil na terça-feira, paralisando os serviços em todos os Detrans. Após contatos dos órgãos, as conexões foram restabelecidas, com exceção da destinada ao Detran-MS.

Diante da “estranheza”, como salientou o diretor de Tecnologia, foram feitos novos contatos, até que a B3 realizou um novo diagnóstico e supôs que o problema esteja nos equipamentos que viabilizam as conexões para troca de dados. Parte dos aparelhos está em Mato Grosso do Sul e outra em São Paulo.

O Detran-MS notificou a B3 via departamento jurídico cobrando providências. Contudo, a empresa informou que também acionou os fabricantes dos aparelhos para solicitar reparos ou substituições. A expectativa é de que os sistemas sejam restabelecidos nesta quinta-feira, porém, caso isso não ocorra, outras soluções para o impasse também foram requisitadas para permitir o acesso ao banco de informações.

Alencar destacou que as pessoas que foram atingidas pelo sistema, por conta de multas expedidas ou perdas de prazo, terão os atos anulados e ganharão mais tempo para a realização de procedimentos como o licenciamento de veículos.

O Detran-MS adverte que os serviços de habilitação não foram atingidos pela pane e são oferecidos normalmente.

Campo Grande News

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Alencar disse que multas ocasionadas por pane no sistema serão anuladas e prazos prorrogados. (Foto: Guilherme Henri)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas é comemorado neste sábado Depois que engravidou, em 2018, a empregada doméstica piauiense Clemilda Alves chegou a temer o futuro....

Morador denuncia despejo de esgoto em terreno no JK

Água parada, segundo o denunciante, já estaria com larvas do Aedes aegypti, além do mau cheiro.

Novo começo: Ex-usuária busca mudança de vida e deixar vício

Camila busca recomeçar, onde busca agora um emprego e também deixar seu passado para trás.